Já pode viajar no comboio mais famoso do mundo

02-04-2024

Estávamos em 1948 quando foi inaugurado a locomotiva 20th Century Limited, com as comodidades mais modernas da época, destinada à classe alta, como empresários, celebridades e até antigos presidentes. A viagem iniciava na estação ferroviária Grand Central Terminal de Nova Iorque e terminava em Chicago.

Na altura, os anúncios vendiam esta experiência como "a viagem de comboio mais famosa do mundo" e a melhor forma de viajar entre Nova Iorque e Chicago. Assim aconteceu até 1962, ano em que deixou de percorrer regularmente a ferrovia Hudson River Trail. 

Agora, mais de 70 anos depois, uma das carruagens da 20th Century Limited foi recuperada e regressou aos trilhos em 2020. Conhecida como Hickory Creek, esta carruagem era considerada uma das mais exclusivas do "comboio vintage". 

Desde 2020 que os passageiros podem viajar a bordo do histórico comboio graças às excursões do Hudson River Rail, que acontecem uma vez por ano. Os bilhetes já estão à venda desde o dia 15 de março.

Esta viagem percorre o rio Hudson e vai regressar com partidas programadas de abril a julho, bem como outubro e novembro. Os passageiros vão viajar entre Nova Iorque e Albany, numa viagem de ida e volta que demora cerca de oito horas.


Nenhum detalhe é poupado, desde os uniformes vintage, uma banda sonora de jazz e flores frescas nas mesas, tal como os arranjos florais que existiam nas carruagens originais. As viagens panorâmicas começam e terminam na estação Moynihan Train Hall. Os bilhetes começam nos 348€ e incluem uma refeição de três pratos preparada pelo chef do Hickory Creek, bem como cerveja e vinho durante toda a viagem.  

Além dos passeios diários, este ano, serão lançadas duas novas ofertas, que incluem itinerários noturnos entre Chicago e Nova Iorque, recriando o trajeto original. Estarão disponíveis quatro viagens de ida e volta em junho e julho, onde os passageiros podem pernoitar a bordo das carruagens, por 2.930€.

A responsável por estas duas experiências a bordo dos comboios históricos pelo rio Hudson é a organização sem fins lucrativos United Railroad Historical Society of New Jersey, que preserva os equipamentos ferroviários locais e adquiriu ambas as carruagens em 1991.