Existe um comboio na Patagónia que percorre paisagens maravilhosas durante 18 horas

15-08-2023

A Patagónia ocupa parte do Chile e da Argentina, dois países que estão separados pela monumental Cordilheira dos Andes, na América Latina. No meio desta adversidade climática e natural, encontra-se o comboio: Patagónico, o único veículo ferroviário de passageiros que ainda circula regularmente neste cenário.

A mágica viagem pelos caminhos de ferro do sul argentino tem uma duração total de 18 horas, que se traduzem em mais de 825 quilómetros percorridos. Liga Viedma, uma pequena cidade na costa daquele país, a Bariloche, uma pitoresca localidade numa colina dos Andes. Aqui, são transportadas pessoas, veículos e mercadoria. Nenhuma viagem é aborrecida — basta olhar para as paisagens através da janela.

Durante o percurso são servidas todo o tipo de refeições e aperitivos, desde o pequeno-almoço, aos copos de final de noite, aproveitados, maioritariamente, por locais que veem o Comboio Patagónico como o único meio de transporte de longa distância na região. O destaque está, no entanto, na hora de jantar, quando o serviço inclui borrego, empanadas, chouriços e tortas fritas, muitas vezes acompanhado por vinho quente ou chocolate.

Parte de Bariloche todos os domingos às 17 horas e um dos principais destaques do percurso é a bela paisagem do lago Nahuel Huapi e do rio Ñirihuau, com estas vistas aquáticas a aliarem-se à distante visão de montanhas cobertas de neve. Todas as outras paisagens da província de Rio Negro, na Argentina, são igualmente mágicas. O comboio chega a Viedma pelas 11h34, na segunda-feira.

Se o objetivo for viajar no sentido contrário, isto é, partindo de Viedma (todas as sextas-feiras, pelas 18 horas), as paisagens são totalmente diferentes, mas igualmente fantásticas. O melhor a ter em conta, são as estepes verdes e desertas ao nascer do sol, quando as carruagens circulam entre as cidades de Maquinchao e Ingenier Jacobacci. O comboio alcança o destino final, em Bariloche, pelas 12h28 de sábado.

Como chegar lá

Se preferir fazer a viagem de comboio desde Bariloche até Viedma, deverá viajar para Buenos Aires, capital da Argentina. Com escala, a duração do voo a partir de Portugal é de cerca de 18 horas. Depois deverá apanhar outro voo para a cidade da Patagónia, numa viagem que dura cerca de cinco horas.

Se quiser começar em Viedma e terminar em Bariloche, deverá viajar igualmente para Buenos Aires e a seguir, terá de apanhar outro voo para Viedma, com uma duração prevista de três horas.