Grutas de Tolantongo, México

30-03-2024

Grutas Tolantongo é um paraíso termal mexicano, um amplo complexo turístico composto por cavernas, cascatas, fontes e piscinas termais.

As fontes termais nascem a uma altitude de mais de 1.280 metros e fluem das montanhas vulcânicas para uma caverna e um rio de cor azul-turquesa, formando várias cascatas que descem pelas rochas — uma paisagem deslumbrante que tira o fôlego a qualquer visitante. O cenário constituído pelas montanhas proporciona vistas incríveis enquanto toma banho nas águas minerais termais com propriedades curativas. Os seus benefícios já são conhecidos: aliviam a dor, reduzem a inflamação, estimulam a reparação celular, aliviam o stress, relaxam os músculos e fortalecem o sistema imunitário.

As cavernas estão localizadas num desfiladeiro estreito com um fundo plano e altas paredes verticais. Uma das principais atrações deste lugar são as poças termais, consideradas um "paraíso escondido". As mais de 40 piscinas estão localizadas na encosta da falésia, entre as árvores, e estão repletas de águas termais naturalmente aquecidas entre os 36 e os 38 graus e ricas em minerais. Estão interligadas entre si por canais de água, são abastecidas por pequenas cascatas e acessíveis por rampas e escadarias.

As águas em Tolantongo são aquecidas pelas rochas vulcânicas quando passam por uma série de canais nas montanhas e acabam por arrefecer um pouco antes de chegarem às cavernas e desaguarem no rio de água quente e de cor azul-turquesa — o tom incrível deve-se aos sedimentos de calcário e outros minerais provenientes das grutas. Neste paraíso escondido encontra ainda outras atividades: uma ponte suspensa, um slide de 1.890 metros e diversos trilhos.

Outros dos pontos de interesse são as grutas: a de maior dimensão tem estalactites e estalagmites e é por aqui que surge o rio de água quente. Este local forma uma piscina onde os visitantes podem tomar um banho natural termal através de um chuveiro formado no teto da caverna. A gruta mais pequena é designada de "túnel" — é estreito e escuro e funciona como uma espécie de sauna.

Os parques termais de Tolantongo estão abertos durante todo o ano. E se é fã do contacto com a natureza também pode acampar por aqui. 

O complexo termal pode ser visitado durante o ano todo devido às águas quentes — o melhor é mesmo ir entre novembro e abril que é quando chove menos na região. No entanto, nesta época, a vegetação está mais seca, o que pode diminuir a beleza do local. 


Como lá chegar

O aeroporto mais próximo é o da Cidade do México. Uma vez chegado ao aeroporto, o melhor será alugar um carro, uma vez que os transportes públicos com destino às grutas de Tolantongo são escassos. O percurso de 204 quilómetros demora cerca de 3h30. Pode optar também pelo autocarro, mas o caminho não é direto.