Rideau Canal Skateway, Ottawa, Canadá
O icónico Rideau Canal Skateway, a maior pista de gelo do mundo, localizado em Ottawa, no Canadá, voltou a receber visitantes. Após um ano fechada devido aos Invernos demasiado amenos, reabriu na manhã de 21 de janeiro, avançou a Comissão Nacional da Capital (NCC).
A atração foi inaugurada há mais de 50 anos e faz parte o Património Mundial da UNESCO na capital canadiana. Estende-se o longo de 7,8 quilómetros de comprimento, com um tamanho equivalente a 90 ringues olímpicos, segundo o Guinness World Records.
Ao longo das décadas, tornou-se uma paragem obrigatória para todos os que procuram praticar desportos de inverno. Nos últimos anos, a pista que atravessa o coração de Ottawa atraiu uma média de 22 mil visitantes por dia. No entanto, as temperaturas não estavam baixas o suficiente para manter o gelo sólido.
Em 2023, a cidade enfrentou o terceiro Inverno mais quente já registado, segundo a Environment Canada. Durante a maior parte de dezembro e janeiro, as temperaturas mantiveram-se abaixo do zero, mas isso não é o suficiente para congelar o canal. Foi a primeira vez na história que não abriu.
Desde 1970 que costuma abrir no final de dezembro ou início de janeiro, para 30 a 60 dias de patinagem, mas a abertura tem sido alterada para cada vez mais tarde ao longo dos anos e durante períodos mais curtos.
Um troço de 1,9 quilómetros entre a ponte de Pretória e os pontos de acesso da Bank Street estará aberto aos patinadores". A pista só pode ser visitada quando o gelo tem, pelo menos, 30 centímetros de espessura. Isto traduz-se cerca de 10 a 14 dias seguidos de temperaturas entre os 20 e 10 graus negativos.