A viagem de comboio pelos Alpes suíços que parece saída de um conto de fadas

29-10-2023

A altura perfeita para viajar até à Suíça é no Inverno, quando as montanhas se pintam de branco e toda a paisagem ganha uma magia especial. Das janelas dos comboios que serpenteiam as montanhas da que país avistam-se cenários imponentes que parece saído de um conto de fadas. Não é de estranhar que os percursos ferroviários sejam uma das atividades favoritas dos turistas nos meses mais frios.

Existe uma viagem em específico que tem vários atributos interessantes, como o facto de ser a linha ferroviária com a maior altitude da Europa — e uma das mais íngremes do mundo. No meio de tudo isto, ainda percorre montanhas, lagos, túneis e centenas de pontes, num percurso de 144 km e que demora cerca de 4 horas e meia. 

A travessia dos Alpes com o Bernina Express é simplesmente espetacular. Um momento inesquecível que merece ser filmado é a travessia do Viaduto de Landwasser, marco da Ferrovia Rética e patrimônio mundial da UNESCO. Entre Chur e Tirano, o Bernina Express atravessa 55 túneis e 196 pontes. E ainda passa por locais maravilhosos, como a curva de Montebello com vista para a Cordilheira Bernina. Outras atrações no trajeto incluem a geleira Morteratsch, os três lagos Lej Pitschen, Lej Nair e Lago Bianco, Alp Grüm e o viaduto circular de Brusio. 

Com o Inverno a chegar, é a oportunidade perfeita para comprar lugar num dos assentos do comboio. Os bilhetes de Chur para Tirano custam cerca de 63€ por pessoa e podem ser comprados online. 👇

Pode aproveitar para passar uma noite em Tirano - Sugestão: Bernina Express Eco Rooms & Breakfast, situado a 1 minuto a pé da Estação Ferroviária de Tirano.

Para chegar a Chur o melhor é apanhar um avião até Zurique, o aeroporto mais próximo. Aqui, pode apanhar o comboio direto para Chur, que demora cerca de 1h15.