Vigo + Ilhas Cíes

19-12-2023

Vigo é uma cidade na costa noroeste de Espanha. A foz do estuário de Vigo, nas proximidades, está protegida pelas Ilhas Cíes, que fazem parte do Parque Nacional das Ilhas Atlânticas. 

As ilhas Cíes formam um arquipélago situado à entrada da ria de Vigo, na província de Pontevedra, na Galiza. Em 1980 foram declaradas parque natural, e formam parte do Parque Nacional Marítimo-Terrestre das Ilhas Atlânticas, criado em 2002. São conhecidas pela sua rica avifauna e pela praia de Rodas, em forma de lua crescente, que liga 2 das ilhas. O centro histórico da cidade alberga a Concatedral de Vigo, de estilo neoclássico. O sítio arqueológico Castro de Vigo possui antigas casas reconstruídas. 

Com suas águas cristalinas e calmas, as Ilhas Cíes são ideais para praticarem desportos aquáticos - Kayak, Stand Up Paddle, Snorke.

Podem descobrir a sua fauna e flora marítma – são mais de 100 espécies! – a fazer snorkeling ou, se quiserem uma experiência ainda mais imersiva, a mergulhar. Há diversas empresas que oferecem estes serviços.

A única maneira de chegar a Cíes é por mar. No Verão e na Semana Santa, há várias embarcações no porto de Vigo que fazem rotas diárias de barco às Cíes. Nestes ferries, poderá chegar diretamente às ilhas do Monte Agudo e de O Faro. 

Também conhecida como Ilhas das Gaivotas e llhas dos Faróis – a primeira alcunha pela quantidade impressionante destes pássaros que lá habitam; a segunda, pelos três exemplares com vistas giríssimas – as Ilhas Cíes são um destino incrível para passar uns dias relaxados em família.

O arquipélago é formado por 3 ilhas: Ilha do Norte (ou de Monteagudo), Ilha do Meio (ou Ilha do Farol) e Ilha do Sul (ou de San Martiño).

Enquanto as duas primeiras estão unidas pela praia das Rodas e por um pequeno caminho, à última chega-se apenas de ferry.


Ilhas Cíes: Reservas e Autorização

Para manter o equilíbrio nas visitas e preservar o ecossistema das Ilhas Atlânticas, é necessário solicitar previamente uma autorização administrativa gratuita à Xunta de Galícia – o limite é de 1.800 pessoas por dia para as Ilhas Cíes, incluindo visitantes e campistas.

Se estiverem a pensar em dormir na ilha, o próprio Camping tramita a autorização necessária para as datas reservadas. Neste caso, precisam apenas de comprar os bilhetes de barco para a travessia.

Se optarem por passar apenas o dia, devem pedir a autorização por conta própria no site da Xunta. Depois de finalizarem o processo, receberão um código de pré-reserva provisório e, a partir deste momento, não percam tempo: têm duas horas para adquirir os bilhetes de transporte num barco autorizado! Se neste período não adquirirem os bilhetes, o código de pré-reserva perde a validade e devem iniciar um novo processo de autorização.

O fato de os bilhetes serem limitados obriga-nos a planear a viagem com mais antecedência, mas, graças a esta limitação, mesmo nos dias com mais movimento há um espaço confortável para todos aproveitarem e filas aceitáveis nos restaurantes.

Os barcos para as Ilhas Cíes saem de Vigo, Cangas, Baiona, Portonovo e Sanxenxo, sendo Vigo o principal porto de partida e chegada.