Milão + Tirano, Itália + St. Moritz (Alpes Suiços)

15-03-2024

Milão → Tirano, Itália → St. Moritz (Alpes Suiços) 

De Milão para Tirano a viagem será de comboio. Compra de bilhetes aqui.

De Tirano para St. Moritz a viagem será no Bermina Expres. Compra de bilhetes aqui.


Artigo sobre Milão - ver aqui.


Tirano

Nesta cidade italiana podemos encontrar belezas incríveis para explorar, pratos divinos para saborear, vinhos fantásticos para degustar e cenários surreais para apreciar.

Conhecida como a cidade do Bernina Express, Tirano é uma cidade tranquila, mais a norte de Itália, situada na província de Sondrio, região da Lombardia, que fica na fronteira com a Suíça. Possui 9.238 habitantes espalhados por uma área de 32 km², que faz fronteira com as cidades de Villa di Tirano, Corteno Golgi, Vervio e Sernio. Está a uma altitude de 450 m e é cercada por montanhas.

Localizada a cerca de 2 km da fronteira com a Suíça, é um importante centro turístico e ponto de encontro de várias vias de comunicação.

Aqui é possível embarcar numa viagem panorâmica a bordo do Bernina Express, rumo à Suíça, e apreciar cenários cinematográficos que se apresentam no trajeto, como as montanhas dos Alpes, intercaladas por lagos, matas e flores.

Tirano é uma cidade rica em história e repleta de edifícios bem antigos, como igrejas, palácios, castelos e museus encantadores, que lhe dão uma atmosfera única. Tudo isso emoldurado pela beleza natural dos lagos e montanhas dos Alpes, por onde corre um comboio vermelho e veloz, o Bernina Express.

Uma das maiores atrações de Tirano é o Bernina Express, um trajeto panorâmico onde os comboios percorrem ambas as direções: de Davos, Chur ou St. Moritz, na Suíça, a Tirano, na Itália, e vice-versa.

O trem é de suma importância para a cidade porque, além de oferecer um trajeto com paisagens únicas, com as montanhas e lagos ao fundo, tem uma rota listada pela UNESCO como patrimônio mundial da UNESCO, com o nome de Ferrovia Rética. 

Entretanto, a cidade apresenta outras atrações fantásticas que merecem ser visitadas, tanto na parte medieval e histórica, mais afastada, quanto na parte turística, próxima à estação de comboio.


St. Moritz

St Moritz é uma estância alpina de luxo no vale Engadina, na Suíça. Recebeu os Jogos Olímpicos de Inverno por duas vezes e tem a Cresta Run, um percurso de trenó em gelo natural utilizado no campeonato mundial, e uma pista de gelo olímpica exterior. O lago gelado recebe competições de pólo, críquete e até corridas de cavalos no gelo. As áreas de esqui e de snowboard incluem Corviglia, Diavolezza e Corvatsch, e existem trilhos de esqui todo-o-terreno bem tratados.

Em St. Moritz, em Alta Engadina, a 1856 m de altura, o sol brilha na maioria dos dias mais do que em outros locais. Foi exatamente este sol que foi protegido por lei em 1930 como primeiro símbolo local. St. Moritz foi pioneira por várias oportunidades no passado: no Natal de 1878 acendeu a primeira lâmpada elétrica, em 1889 realizou-se o primeiro torneio de golfe nos alpes e em 1935 começou a circular um dos primeiros teleféricos da Suíça.

Hóspedes de todo o mundo apreciam o estilo de vida alpino moderno, conhecido por uma gastronomia de primeira classe, a qual torna realidade os sonhos dos apreciadores de cozinha gourmet, uma hotelaria que estabelece padrões em cada categoria e pelos eventos com projeção internacional. Via Serlas garante uma grande oferta em termos de comércio numa pequena superfície. Praticamente em qualquer esquina poderá encontrar especialidades locais como a famosa torta de noz de Engadina.

As atrações turísticas como a torre inclinada, as ruínas da igreja Maurícia, cujas origens remontam a 1500 ou o museu Segantini oferecem uma alternativa ao luxo e jet-set.

Inverno

Há 154 anos, no Verão, o proprietário de hotel, Johannes Badrutt, fez uma audaciosa aposta com os seus hóspedes ingleses: prometeu-lhes o sol ameno de Engadina em pleno Inverno. Badrutt ganhou e St. Moritz tornou-se uma das mais deslumbrantes estâncias de desportos de Inverno do mundo. Hoje em dia, os esquiadores têm à sua disposição cerca de 350 km de pistas com infraestruturas modernas. A montanha Corviglia de St. Moritz ostenta a encosta mais íngreme da Suíça, alcançando uma descida 100% vertiginosa, a partir da escarpa de Piz Nair. Na Cresta Run, os atletas lançam-se à pista de gelo com os seus trenós skeleton; Bob Run é uma das pistas de gelo natural mais antigas do mundo. Para os adeptos de caminhadas, há 150 km de caminhos de neve e para os esquiadores de esqui de fundo existe uma rede de pista de cerca de 200 km. O parque de lazer para praticantes de snowboard, curling e o treino de resistência a altitude são apenas mais algumas ofertas desportivas de inverno.

Verão

Para além dos desportos tradicionais, como caminhadas e BTT, é possível desfrutar também de desportos como vela, remo, windsurf, kitesurf, ténis, minigolfe ou equitação. A pista de gelo artificial de Ludain abre as suas portas também no Verão para os praticantes de patinagem no gelo e os golfistas podem encontrar na proximidade um paraíso com 4 campos de golfe nos alpes. Um passeio romântico de charrete nas margens do lago, pela floresta Staz ou por toda St. Moritz, são alguns dos destaques de uma estadia em St. Moritz. Em Alta Engadina, os praticantes de escalada nos alpes podem também contar, como parte da oferta, com 17 locais de escalada com diferentes graus de dificuldade.


Wellness

St. Moritz, a metrópole extravagante dos Alpes, é um dos destinos de férias mais conhecidos do mundo. Essa cidade efervescente em Engadina não tem apenas pistas de esqui e Grand Hotéis para oferecer. Uma fonte de tratamento, lagos azul-turquesa nas montanhas e spas de luxo também fazem parte da proposta. Em poucas palavras: bem-estar do mais alto nível, é aqui um prazer para os sentidos, em todas as estações do ano.

Que tal umas férias para curtir a melhor água em St. Moritz? A proposta desse clássico das férias em Engadina é variada e proporciona bem-estar, tanto para famílias, para jet-setters ou para quem só está em busca de tranquilidade. O centro desportivo de St. Moritz, com as suas piscinas e spa, tem o nome sugestivo de "Ovaverva", que significa "água da vida", no dialeto reto-romano, e é um marco arquitetónico de St. Moritz. Piscinas para natação e com trampolins, piscina exterior com vista para as montanhas, vários tobogãs de 190 metros de comprimento ao todo e o famoso "Gut Training", fazem parte dessa oferta.

Quem está em busca de tratamento regenerador acompanhado encontrará logo ao lado, nas Termas medicinais de St. Moritz, o local ideal para isso. As fontes termais de St. Moritz brotam das profundidades há mais de 3.000 anos. No Fórum Paracelsus, recentemente reformado, a saudável água sulfurada pode ser bebida gratuitamente. Além disso, a história das fontes termais de St. Moritz é contada em estações de áudio.
Não é apenas Ovaverva que oferece desaceleração para o corpo e a alma. Piscinas de água salgada, tratamentos e massagens também estão à disposição com todo luxo nos numerosos hotéis 5 estrelas. No Verão, também é possível mergulhar off-line, de modo totalmente natural, em um dos inúmeros lagos ao redor de St. Moritz. O famoso "Lej da Staz", numa clareira em pleno bosque, entre St. Moritz e Pontresina, traz-nos à lembrança o fresco do Verão de antigamente.


Faça esta viagem de sonho