Fairmont Le Château Frontenac, no Quebec, é o hotel mais fotografado do mundo

17-09-2023

O Fairmont Le Château Frontenac, o edifício histórico que parece um castelo localizado na cidade do Quebec, no Canadá, é o hotel mais fotografado do mundo, segundo o Guinness World Records.

Construído como um resort de luxo no final do século XIX, continua a ser um exemplo impressionante da arquitetura renascentista e salta à vista de qualquer pessoa que vá até à cidade do Canadá — que não resistem em tirar uma fotografia ao icónico edifício. O hotel consegue ver-se a partir de todo o lado, é Património Mundial da Unesco e, ao longo da sua história, já recebeu inúmeras personalidades, incluindo Alfred Hitchcock, Winston Churchill, Charlie Chaplin, Leonardo DiCaprio, Paul McCartney, a rainha Isabel II, Céline Dion, e tantos outros membros das famílias reais, chefes de estado e estrelas da música e do cinema.

O hotel foi inaugurado em 1893, a pedido de William Cornelius Van Horne, presidente da companhia ferroviária Canadian Pacific Railway. O objetivo era trazer mais turismo e, consequentemente, aumentar as viagens de comboio para o Canadá. Já nessa altura, previu que o Château Frontenac se tornaria no hotel mais falado do continente. E não se enganou.

A unidade hoteleira foi batizada em homenagem a Louis de Buade de Frontenac, um nobre francês que foi governador da Nova França, uma antiga colónia francesa na zona ocidental do Canadá, durante o século XVI. Acredita-se que tenha morrido no interior do edifício em 1698 e que, desde então, continua lá.

Até hoje, ainda não se sabe as causas da morte, mas diz a lenda que o nobre francês terá morrido de um desgosto de amor provocado pela distância da sua mulher, que ficou em Paris. Passados mais de 300 anos, os hóspedes continuam a afirmar que viram o fantasma do governador a deambular pelos corredores do castelo à procura da sua amada. Contudo, não é o único que assombra o hotel: há quem diga que a mulher, conhecida como a Mulher de Branca, também anda por lá e é conhecida por se deitar na cama com hóspedes. Então, além de ser o hotel mais fotografado do mundo, também é considerado um dos mais assustadores. 

Lendas à parte, o Château Frontenac também está repleto de história. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi o hotel escolhido para receber duas conferências importantes sobre estratégias militares. A primeira aconteceu em agosto de 1943 e contou com a presença de Winston Churchill e Franklin D Roosevelt, além do primeiro-ministro canadense Mackenzie King. Em setembro de 1944, os líderes reuniram-se novamente para discutir a desmilitarização da Alemanha.

Em 1953, o edifício foi usado para as gravações do filme "Confesso", de Alfred Hitchcock, protagonizado por Montgomery Clift e Anne Baxter. O gerente do Château Frontenac na época, George Jessop, interpretou-se a si mesmo no filme. A Rainha Isabel II, a Princesa Grace de Mónaco, Charles de Gaulle, Ronald Reagan foram outras das personalidades que honraram o famoso hotel com a sua presença.

Atualmente, o Château Frontenac possui 611 quartos e suites, todos com uma decoração contemporânea, divididos por 18 pisos. Algumas das acomodações são temáticas e homenageiam os presidentes e primeiros-ministros que visitaram as instalações, como o canadense Justin Trudeau, o Winston Churchill ou o Pierre Elliot Trudeau. Além dos líderes mundiais, algumas suites têm como tema Céline Dion, Alfred Hitchcock e William Cornelius Van Horne.

O hotel dispõe ainda de lojas, cinco restaurantes, spa, piscina e ginásio. No último andar do edifício existe um observatório, onde os hóspedes conseguem ter uma vista panorâmica sobre a cidade. Além disso, existem cerca de 2.000 janelas com vistas incríveis para o rio St. Lawrence e para os jardins.



Sobre Quebec

Quebec é um verdadeiro charme, com ares europeus, casas antigas, capelas históricas, ruas de paralelepípedo, pontes de pedras, castelos e muito mais.  

1) Conheça a Vieux-Quebec

Quebec é belíssima e dá para ter uma boa ideia disso nesta região super charmosa da cidade, na Vieux-Québec. Dividida em duas partes, a Basse Ville (baixa cidade) e Haute Ville (cidade alta), além de ser um dos principais cartões-postais, é também nessa região que se concentram muitos dos pontos turísticos de Quebec. Na cidade alta é onde se encontra o Château Frontenac, um castelo magnífico onde está instalado um hotel super luxuoso, e o Terrasse Dufferin, basicamente um enorme terraço que propõe uma vista muito bonita do rio São Lourenço.

Na parte baixa, há o Quartier Petit Champlain, uma área com restaurantes, galerias de arte e lojas típicas da cidade, e a Place Royale, uma região histórica onde está localizada a igreja Notre-Dame-des-Victoires. O acesso entre as duas partes pode ser feito a pé, o que é bom para conhecer a cidade, ou através do funicular, que é uma ótima opção para subir (da cidade baixa para a alta), por exemplo, ou também para apreciar a vista.

2) Observatoire de la Capitale

O Observatoire de la Capitale está entre os primeiros lugares do que fazer em Quebec. O Observatório, localizado no 31º andar do edifício Marie-Guyart Building, na Vieux-Québec, propõe uma vista panorâmica de Quebec, perfeita para identificar as principais atrações lá de cima.

A belíssima paisagem da cidade, que se dá no contraste entre velhos e novos edifícios, por suas árvores, pelo Rio São Lourenço e também por suas construções esplendorosas, fica ainda melhor em dias de sol, com uma visibilidade muito melhor dos arredores. 

3) Conheça o Hôtel du Parlement

Aproveite a proximidade e conheça o Hôtel du Parlement no mesmo dia do Observatoire de la Capitale, pois eles possuem um distância de menos de 5 minutos a pé um do outro. A grandiosidade do edifício do Hôtel du Parlement é o que mais chama a atenção. Na frente, encontrará lindíssimos jardins ornamentados e muito bem cuidados, fazendo com que a visita fique muito mais prazerosa.

No interior, prepare-se para encontrar luxo e opulência, que se unem para criar um ambiente super requintado e abrigo da Assembleia de Quebec. Se quiser conhecê-lo a fundo, saber mais sobre como se dá a administração política do Canadá e de Quebec, o Parlamento é aberto ao público, tem acesso gratuito e visitas guiadas em francês e em inglês.

4) Basílica Notre-Dame de Québec

A Basílica Notre-Dame de Québec, finalizada em 1723, é uma das igrejas mais antigas da América do Norte. Localizada na Vieux-Québec, é um dos lugares imperdíveis quando visitar a região. A Basílica é tão importante para a história e cultura da cidade, que foi considerada um monumento histórico em 1929. A Notre-Dame de Québec ainda é considera um patrimônio do Canadá e da UNESCO, a qual guarda os corpos de quatro governadores da Nova França.

Além da fachada, outro ponto que chama muito a atenção dos turistas na Basílica é o seu interior, com tons que vão do dourado ao branco. Como se não bastasse, a atração ainda conta com diversas peças de arte, que acabaram formando um acervo para o museu local, o qual também vale a pena colocar na sua lista do que fazer em Quebec. 

5) Conheça a Citadelle

Outra atração que não pode faltar na sua lista do que fazer em Quebec é a Citadelle. O excêntrico edifício, em formato de estrela, que foi construído entre 1820 e 1831 como uma fortaleza para tropas britânicas em Quebec. Atualmente, a Citadelle abriga um Museu de História Militar e também o quartel para o 22º Regimento Real do Canadá.

O museu traz um acervo com mais de 300 anos de história militar, desde o período colonial francês. Entre os artigos, há medalhas de campanha, artigos das Grandes Guerras Mundiais, além de bandeiras, estandartes e armas históricas, vale muito a pena conhecer! 

6) Caminhar pelas Fortificações de Quebec

Quebec é a única cidade murada da América do Norte. Como na época em que nasceu era muito importante defender o território, a cidade ganhou um enorme muro para sua proteção. Com 4,6 km de extensão, localizados na parte alta da Vieux-Québec, os muros propõem um passeio bem bacana (além de gratuito) para ficar mais perto da história do local. Não deixe de visitar o Porte St Jean, que é um portal que dava acesso às muralhas e um lugar muito bonito da cidade.

7) Passeio na Plaines of Abraham

O Battlefield Park, também chamado de Plains of Abraham, é um um parque belíssimo em Quebec onde, no passado, foi palco de uma batalha sangrenta entre ingleses e franceses. Como a vitória nessa luta se deu pela parte britânica, o Canadá passou para o domínio dos ingleses. Atualmente, essa enorme área verde, com muitas árvores e áreas para descanso, é o lugar certo dos canadenses praticarem exercícios, caminhar, fazerem piqueniques e usufruírem da natureza. O complexo também é abrigo do maior e mais importante museu da cidade, o Musée National des Beaux-Arts du Québec.

8) Museu Nacional de Belas Artes de Quebec

Aproveite o seu passeio no Battlefield Park para conhecer um dos museus mais incríveis de Quebec. Chamado em francês de Musée National des Beaux-Arts du Québec, o complexo é dividido em 3 edifícios (um deles, inclusive, é uma antiga prisão da cidade que funcionou entre 1867 e 1970) e conta com um acervo composto por mais de três mil obras em sua coleção permanente. Entre os destaques do museu, estão as obras do expressionista canadense Jean-Paul Riopelle e a coleção de arte inuit.

9) Navegar pelo Rio São Lourenço

Um programa super tradicional em Quebec é o passeio de barco pelo grandioso Rio São Lourenço, o rio que margeia a cidade. Além de ter uma vista incrível de Quebec, a começar pelo grandioso Chatêau Frontenac, já que o barco parte da Vieux-Québec, você terá um guia (que fala tanto em francês, como em inglês), que vai explicar um pouco mais sobre a história da cidade. Há turistas que aproveitam a navegação pelo rio São Lourenço para fazer o Cruzeiro de observação de baleias, uma das atividades mais diferentes e únicas de Quebec.

10) Cataratas Montmorency e Ilha de Orleans

Para quem não conhece, as Cataratas Montmorency e Ile d'Orleans estão situadas na região de Côte-de-Beaupré em Quebec, uma área famosa por seus tradicionais povoados rurais. A dica é para que realize um passeio guiado para conhecer as Cataratas Montmorency e Ilha de Orleans em Quebec, principalmente pelo facto de ser mais confortável e seguro.

Para você ter uma ideia, os passeios para este destino costumam durar mais de quatro horas, já contam com guia, voucher de entrada eletrônico e tour em inglês ou francês, além de transporte já incluso. 

11) Aquário de Quebec

No Aquário de Quebec, é possível conhecer uma série de anfíbios, peixes, répteis e mamíferos marinhos, que juntos somam mais de 10 mil animais, representantes de cerca de 300 espécies. Entre os destaques, é possível passar por um túnel e ver uma enorme variedade de peixes multicoloridos nadando acima de sua cabeça. Por lá há também uma exposição muito bonita de cavalos marinhos e medusas.

Nesta atração, ainda mais pelo rigoroso inverno canadense, não poderia faltar os ursos polares e também uma charmosa raposa do Ártico. O local também conta com diversas áreas para piquenique, onde é possível aproveitar um momento muito bonito com uma vista panorâmica do Rio São Lourenço.  

12) Parque Canyon Sainte-Anne

Localizado apenas a 30 minutos de carro do centro histórico de Quebec, o parque Canyon Sainte-Anne guarda belezas naturais incríveis. Se deseja sair um pouco do ambiente urbano, não deixe de incluir essa atração no roteiro do que fazer em Quebec. Entre as principais atrações do Canyon Sainte-Anne em Quebec está uma cascata belíssima de 74 metros (243 pés), uma das estrelas do parque.

O complexo conta ainda com três pontes suspensas, incluindo uma de 60 metros acima do desfiladeiro, que é uma passagem estreita entre montanhas. O parque Canyon Sainte-Anne ainda possui encostas com mais de 1 bilhão de anos de história, além dos mais belos mirantes e vistas da vegetação e vida selvagem desse parque.