Paris, França

10-09-2023

Paris, atravessada pelo rio Sena, é a capital e a maior cidade de França. É uma das mais icónicas cidades do mundo, considerada uma das mais belas e românticas, de tal modo que tem sido apelidada de Cidade do Amor.

Paris possui lugares históricos, monumentos, uma atmosfera agradável, cafés maravilhosos, parques e museus que satisfazem todos os turistas. Uma grande parte da Cidade das Luzes, incluindo o rio Sena, é património mundial da UNESCO. A cidade alberga alguns dos mais reconhecidos monumentos mundiais, como a Torre Eiffel, a Catedral de Notre Dame, o Arco do Triunfo, o Sacré Coeur, o Hotel des Invalides e o Moulin Rouge. Há uma lista interminável de locais para visitar em Paris, mas o Louvre, um dos mais sofisticados museus de arte e cultura do mundo, não pode ser descartado. Paris continua a ser uma cidade influente nos meios artísticos e de design, alojando alguns dos mais impressionantes edifícios modernos como La Défense, o Centro Pompidou, o Instituto do Mundo Árabe ou o Estádio de França. Paris é uma cidade com imensa vitalidade e beleza, facto que a torna num fantástico e fascinante destino de viagem. 

Paris é um destino que sabe sempre bem regressar. É uma cidade completa com muitos museus, parques e atrações para todos os gostos. Se ainda não conhece, esta pode ser uma boa altura para ir e apreciar a cidade pintada com as cores de Outono, pois fica ainda mais romântica.

Conhecer a Torre Eiffel, o símbolo máximo de Paris, a dama de ferro mais conhecida do mundo, é a prioridade para visitar em Paris. A sugestão é optar por um passeio a pé para lá chegar, desfrutando das vistas, do rio Sena, da arquitetura parisiense, da música de rua... Depois dos atentados de 13 de novembro de 2015, a segurança apertou ao máximo na capital, sendo agora mais difícil circular pelas imediações da Torre Eiffel. 

Basta caminhar durante uns 20 minutos para chegar até ao Arco do Triunfo, outro dos pontos altos da cidade. Aqui podem subir e apreciar novamente as vistas, mas uma vez que já o fizeram na Torre Eiffel não vale a pena repetir a experiência. 

Depois desçam os Campos Elísios e observem as lojas de 'griffe' à vossa volta.

Outra sugestão é entrar no metro e dirigirem-se à Basílica Sacré Coeur. Saiam na estação Anvers e subam até outro dos pontos altos desta viagem. Relaxem um pouco na escadaria, desfrutem das vistas e entrem numa das igrejas mais bonitas de Paris. Já com a noite como pano de fundo, percam-se nas ruas de Montmartre, o bairro mais pitoresco de Paris, com os seus típicos restaurantes e os pintores. Aqui fica o famoso Café des Deux Moulins do filme 'O Fabuloso Destino de Amélie'. 

Outra sugestão: Ópera de Paris.

Caminhem agora pelos Jardins das Tulherias até ao Museu do Louvre. Aconselhamos as pinturas francesas e italianas (para ver o tão famoso quadro pintado por Leonardo Da Vinci, a Mona Lisa), e o piso do antigo egípcio, para observar os sarcófagos e as múmias. O próprio edifício do Louvre é por si só uma obra de arte, entrar já é suficiente para ter um vislumbre deste magnifico espaço. Não deixem de tirar fotografias na pirâmide de vidro que fica no exterior, à entrada do museu.

Dica: No primeiro domingo de cada mês a entrada no Museu Louvre é gratuita, mas isso significa também uma fila maior.

A visita não ficaria completa sem uma visita à Catedral de Notre Dame (podem chegar lá a pé ou de metro. A entrada (gratuita) faz-se de uma forma ordeira e rápida.