Madrid, Espanha

01-04-2024

A pouco mais de 5 horas de carro, ou de uma rápida viagem de avião, facilmente se chega à capital do "país vizinho" a partir de Lisboa. Pode aproveitar um dos vários feriados, ou um simples fim de semana, para partir à descoberta de Madrid. 

Caso pretenda ir na estação mais quente do ano, aproveite o "pretexto" e assista ao Universal Musical Festival, que se realiza de 25 a 30 de julho e recebe nomes como a lenda brasileira Gilberto Gil.

Passeio desde a Puerta del Sol ao Teatro Real de Madrid

Se gosta de caminhar, então prepare-se… Afinal, é a percorrer cada rua que se sente o ritmo e o pulsar do coração de uma cidade. E em Madrid as batidas têm tanto de intensas como de memoráveis. Pode começa na Puerta de Sol, um dos lugares de eleição de madrilenos e turistas.

Por aqui, vai encontrar a famosa estátua "El Oso y el Madroño" (em português, "O Urso e o Medronheiro"), várias pastelarias para tomar o pequeno-almoço e ainda a placa alusiva ao "quilómetro zero", de onde partem todas as estradas espanholas.

Depois disso pode "mergulhar" na fundamental Plaza Mayor, seguindo em direção ao Mercado de San Miguel, um lugar histórico onde também pode aproveitar para petiscar qualquer coisa.

Para quem gosta de História, há lugares de visita (quase) obrigatória como, por exemplo, a imponente Catedral de la Almudena. Com mais de 70 metros de altura, a cúpula deste templo oferece uma das melhores vistas sobre a cidade de Madrid.

No entanto, os pontos de interesse próximos não se ficam por aqui. Entre outros lugares, pode visitar ou contemplar de fora:

  • O Palácio Real
  • O Teatro Real de Madrid
  • Os incríveis jardins de Sabatini
  • E o San Ginés, onde pode 'devorar' os melhores churros do mundo!

Barrio de las Letras: paragem para os aficionados de literatura

Se é um verdadeiro "livrólico", então não pode mesmo perder o famoso Barrio de Las Letras. Por aqui, viveram os grandes escritores do 'século d'ouro' da literatura espanhola, tais como Miguel de Cervantes e Lope de la Vega.

Passar neste bairro é sinónimo de sentir, em cada passo, a poesia de outros tempos. Não faltam também as livrarias antigas para te transportar para as páginas de uma obra, onde Madrid assume o papel de protagonista.

Contemplar as vistas e mergulhar no mundo de David Bowie

Outro plano a considerar é subir ao rooftop do Círculo de Belas Artes e contemplar uma das melhores vistas do centro de Madrid. Pode ainda visitar o Colégio de Arquitectos de Madrid, onde vai encontrar a exposição inédita "Bowie Taken By Brian Duffy".

Nesta mostra, podes viajar até aos anos 70 e 80 através da lente do britânico Brian Duffy, que captou vários momentos do lendário David Bowie. Esta exposição está aberta de terça a domingo, das 10h às 21h, até ao dia 25 de junho.

Pode também andar de barco no coração do Parque del Retiro, visitar o Palácio de Cristal, ou ainda o polémico monumento que representa Lúcifer… 

Não deixe de visitar a Gran Vía, pois esta não é uma via qualquer, mas, sim, a avenida madrilena por excelência e a zona favorita de quem adora fazer compras.

A alguns minutos a pé da Gran Vía, tens outras atrações turísticas, que não dispensam uma fotografia para mais tarde recordar, tais como a Plaza de Cibeles e a fonte, com o mesmo nome, que é um símbolo de Madrid. Outra paragem indispensável é a Puerta de Alcalá.

Na direção oposta, já depois da Plaza de España, existe outro lugar incrível: trata-se do Templo de Debod, o único exemplar de construção egípcia em Espanha. 

Madrid também é sinónimo de desporto. Portanto, pode sempre optar por um tour ao Estádio Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid. 

E ainda poderá visitar a primeira exposição oficial de Fórmula 1 em todo o mundo. Uma vez mais, nuestros hermanos acolhem uma mostra única. Trata-se de uma experiência imersiva e interativa, que conta a extraordinária história desta modalidade alucinante. 

Há muitas outras atrações e lugares que poderiam ser aqui incluídos, mas lembre-se que é impossível conhecer tudo de uma só vez. De facto, seria preciso uma vida inteira para apreciar Madrid da melhor maneira. Afinal, não há cidade europeia com mais movimento noturno do que Madrid. Se procura algo um pouco mais alternativo, pode sempre ir a Malasaña ou à La Latina.


Madrid com crianças: o que visitar

Há muito para ver e fazer em Madrid com crianças. Escolha os melhores museus, diversões e passeios para fazer com os miúdos na vibrante capital Madrilena.

Com uma riquíssima e fascinante história, Madrid é um mundo de cor, modernidade e tradição. Com muitos parques, sabores para todos os gostos, imponentes museus e sensacionais parques temáticos, Madrid com crianças é muito fácil! 


Puerta del Sol

É um dos emblemas da cidade e um bom lugar para começar a explorar a capital espanhola. Na praça da Puerta del Sol convergem várias das ruas mais históricas e transitadas da cidade, como Mayor, Arenal e Alcalá. Aqui encontrará a placa do Quilómetro Zero, que assinala a origem da quilometragem das diferentes estradas rodoviárias nacionais que partem de Madrid. Em frente à placa encontra o famoso relógio da Casa dos Correios, sede da comunidade de Madrid. À volta deste relógio, todos os anos, a 31 de dezembro, milhares de pessoas reúnem-se para ouvir as 12 badaladas e receber o novo ano. É um bom lugar para um fotografia de recordação!


Plaza Mayor

Esta praça começou a ser construída no século XV e é o coração da zona conhecida como Madrid dos Áustrias, a parte velha da cidade, e um bairro imperdível de Madrid. À volta desta praça muitos cafés, restaurantes e casas de tapas. Excelente lugar para parar numa esplanada a apreciar a movimentada vida madrilena.


Edifício Metrópolis

Inaugurado em 2011, é um lindíssimo edifício com escritórios, na esquina entre a Calle de Alcalá e a Gran Vía. Cenário de muitas fotografias, este edifício já faz parte do roteiro da cidade.


Palácio Real

Embora não seja habitado pelos reis atuais, esta foi a residência real desde Carlos III até ao reinado de Alfonso XIII e mantém-se como residência oficial dos reis de Espanha. Este palácio, com mais de 3000 divisões, oferece uma viagem pela história de Espanha. Todas as quartas-feiras (exceto nos meses de Verão) poderá ser apreciado o Render da Guarda Real.


Estádio Santiago Barnabéu

Aberto 363 dias do ano, o estádio do Real Madrid vai deixar os miúdos que gostam de futebol entusiasmados. Afinal não é todos os dias que podemos visitar um dos mais emblemáticos estádios de futebol do mundo. A história do clube, os troféus e mesmo o vestuário dos treinadores podem ser admirados pelos visitantes.


Templo de Debod

Este é um templo egípcio do século II a.C., situado no Parque do Quartel de Montanha. O templo originalmente construído no Egipto foi doado a Espanha pelo governo egípcio. Este templo foi integralmente transportado e reconstruído pedra a pedra, mantendo a orientação de Este a Oeste, que era a orientação original. Aberto ao público desde 1972, é um bonito lugar para um passeio.


Estação de Chamberí

Encerrada durante décadas, esta estação de metro de 1919 é um ponto de visita pois foi recuperada mantendo-se igual à estação original. O público pode percorrer a estação desde as bilheteiras até ao cais e descobrir uma estação antiga com todos os seus elementos originais.


Museu del Prado

O famoso museu foi fundado por uma rainha de nacionalidade portuguesa, D. Maria Isabel de Bragança, e completa 200 anos em 2019. É de visita obrigatória. Alberga obras de pintura e escultura desde a antiguidade até ao século XX. Podem ser admiradas obras de artistas como Rembrandt, Raphael, Goya, Velásquez e Rubens.


Museu Reina Sofia

Um interessante museu com obras de arte essencialmente modernas e contemporâneas. Da coleção deste museu faz parte a famosa obra de Pablo Picasso: Guernica. O Museu Reina Sofia oferece ainda um programa de música, dança, cinema, exposições temporárias e palestras.


Museu Nacional de Ciências Naturais

Criado em 1771, possui uma importantíssima coleção de espécimes de todo o mundo que representam a diversidade do mundo natural.


Casa-Museu Ratinho Pérez

Em Portugal é a fada dos dentes que leva os dentinhos dos miúdos, e em Espanha é o Ratinho Pérez! E a história começa assim: perto do Palácio Real vivia um roedor com a sua família numa caixa de bolachas guardada no armazém de uma confeitaria. Todas as noites o Ratinho Pérez visitava os quartos do pequeno futuro rei Alfonso XIII e de outras crianças mais pobres e deixava-lhes uma prendinha em troca de cada dente que perdiam.


Parque Madrid-Rio

A margem do rio Manzanares oferece uma enorme zona pedonal e de recreio. Com muitos trilhos para caminhar ou andar de bicicleta, pontes, lagos e fontes, este parque é o local ideal para um passeio com os miúdos. As crianças têm ainda 17 áreas de parques infantis, e os adultos podem usufruir de uma alargada oferta cultural.

Para chegar ao parque as estações de metro são: Príncipe Pío e Puerta del Ángel.


Parque do Retiro

Situado no centro de Madrid, este extraordinário parque oferece 125 hectares de áreas verdes e a sombra de mais de 15.000 árvores. Este gigante pulmão de Madrid alberga inúmeros jardins ideais para um dia de descanso. Neste parque encontra-se a árvore mais antiga de Madrid, um Cipreste, que dizem ter 400 anos.

E se visitar este parque com os miúdos não deixe de fazer um passeio pelas margens do lago grande e visitar o Palácio de Cristal, um dos símbolos da arquitectura do ferro em Madrid.

O parque do retiro fica na Plaza de la Independencia.


Jardim Zoológico e Oceanário

O jardim Zoológico é sempre um local onde as crianças se divertem. Com espécimes dos quatro cantos do mundo, no jardim Zoológico de Madrid toda a família pode assistir a exibições de leões marinhos, golfinhos, aves de rapina e aves exóticas.


Faunia

Ainda dentro da temática da vida animal, a Faunia leva os visitantes a passearem pela selva, pelos ecossistemas dos polos, pelo bosque africano, por entre criaturas venenosas, pelo território australiano, por perigosos crocodilos e mesmo por um parque jurássico! Um lugar que promete muitas aventuras.


Parque Warner

Um parque de diversões é sempre um parque de diversões! E o Parque Warner está cheio de diversões para crianças de todas as idades. Montanhas russas, carroceis, carrinhos, super-heróis e muito mais farão os miúdos vibrarem! Não esquecendo a fenomenal viagem a réplicas dos estúdios de Hollywood, ao famoso passeio da fama, ao antigo oeste americano, passando pelos super-heróis e conhecidas personagens dos desenhos animados.

Além de todas as atrações e diversões não faltam os espectáculos para toda a família.


Parque de Atracciones

Com 48 diversões para todos os gostos e idades, divididas por cinco zonas temáticas, este parque temático oferece montanhas russas de cortar a respiração, mergulhos em Los Rápidos, emoções em altitude ou passeios tranquilos pela natureza. Com diversões para crianças de todas as idades, este é um dos parques urbanos mais modernos e completos da Europa.


Planetario de Madrid

É uma excelente escolha para uma tarde em família. Os visitantes podem assistir a projeções do universo escuro, do céu profundo e viajar pelo cosmos. As exposições podem ser visitadas e os mais pequenos podem participar em workshops.