Amesterdão, Holanda

31-03-2024

Amesterdão é a capital da Holanda, conhecida pelo seu património artístico, um elaborado sistema de canais e casas estreitas com telhados de duas águas, legados da era dourada do século XVII na cidade. O bairro de museus abriga o Museu Van Gogh, o Rijksmuseum, com obras de Rembrandt e Vermeer, e o Stedelijk, que privilegia a arte moderna. O ciclismo é uma característica essencial da cidade, que tem grande quantidade de ciclovias.


Amesterdão com crianças: o que visitar

Amesterdão é uma cidade pequena e fácil de explorar a pé com os miúdos. Tem muitas coisas divertidas para ver e fazer, e para além do movimento vibrante da rua e dos monumentos, não faltam espaços verdes, jardins e parques infantis onde é possível descansar e brincar com os miúdos. 


Centro de Ciência Nemo

O Nemo é o maior centro científico da Holanda, com cinco andares repletos de coisas para fazer e descobrir. Localizado perto da estação central, o seu edifício imponente e em forma de barco destaca-se na paisagem. Lá dentro tudo é ciência e tecnologia. Exposições, apresentações de teatro, filmes, workshops e demonstrações para despertar os cinco sentidos de miúdos e graúdos. Um lugar obrigatório para quem vai a Amesterdão com crianças.


Passeio pelos canais de Amesterdão

É um dos passeios obrigatórios em Amesterdão e a melhor maneira de explorar a cidade. É possível entrar e sair quantas vezes se quiser durante 24 ou 48 horas. As rotas incluem a passagem pelos principais pontos de interesse de Amesterdão, que podemos ficar a conhecer melhor com a ajuda de um áudio guia em português do Brasil. Os miúdos adoraram e aprendemos todos muito sobre a história da cidade dos canais.

Amesterdão com crianças não fica completa se não fizer este passeio, onde, além de tudo o que podem aprender, vão ver de perto as famosas casas do barco dos canais.


Vondelpark

O maior e mais famoso parque de Amesterdão fica no centro da cidade, bem perto do Rijksmuseum. É um parque enorme que se enche de pessoas em dias de sol. Muito verde, com muitos lagos e sombras para descansar e para as crianças brincarem. É o espaço ideal para fazer um picnic. O Vondelpark abriga um famoso teatro a céu aberto, que oferece espetáculos gratuitos de maio a setembro, muitos parques infantis e vários cafés e restaurantes.


Rijksmuseam

O Rijksmuseum, que em português significa Museu do Estado, existe há mais de duzentos anos e é um dos museus mais impressionantes do mundo. Durante a sua existência, o museu sofreu muitas transformações e é, principalmente depois da sua renovação completa, uma das atrações que não deve perder se visitar Amesterdão.

Depois de sair do Rijksmuseum faça um passeio pelo enorme jardim em frente e aproveite para descansar no enorme relvado.


Zoo Artis

Com quase dois séculos de existência, o Jardim Zoológico de Amesterdão é um dos mais antigos do mundo. Abriga mais de 900 espécies de animais e de 200 variedades de árvores, muitas à beira da extinção. As girafas, os leões, os suricatas, os gorilas e os cangurus vão, com certeza, fazer as delícias de toda a família. Numa cidade frenética como Amesterdão, o Artis é um ótimo refúgio.


Museu Van Gogh

O Museu Van Gogh é um dos museus mais populares do mundo, com cerca de 1,6 milhões de visitantes por ano. Este número explica-se, em grande parte, pelo facto de albergar a maior coleção de obras de Vincent van Gogh – mais de 200 pinturas, 500 desenhos e 700 cartas, bem como obras de outros artistas, seus contemporâneos (Impressionistas e Pós-impressionistas). O museu oferece workshops de arte para crianças.


Casa de Anne Frank

Esta casa, agora museu, foi onde a menina judia viveu escondida com a família, por mais de dois anos, para escapar aos nazis. A casa de Anne Frank, no canal Prinsengracht, nº 263, contém uma exposição sobre a perseguição dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial, bem como sobre a discriminação em geral. 


Mercado das Flores – Bloemenmarkt

É o único mercado de flores flutuante do mundo e um dos locais mais interessantes e originais de Amesterdão. Evoca o tempo em que as flores se vendiam em barcaças no rio Amstel. Atualmente, as barcaças são fixas e possuem uma cúpula de vidro, uma mini versão das estufas que se encontram no campo. Tulipas, jacintos, narcisos, orquídeas, cravos ou violetas – seguramente vai encontrar aqui as suas favoritas em qualquer altura do ano. 


Museu das Tulipas

Aqui pode conhecer a fantástica história da tulipa, viajando no tempo até ao século XVII, acompanhando-a na sua jornada desde a Turquia. As seis salas estão repletas de imagens e vídeos que celebram, da melhor forma, aquela que é a flor nacional. Uma grande aventura que não vai querer perder e que vai despertar a imaginação de miúdos e graúdos.


Museu do Queijo

Uma viagem a Amesterdão com a família não fica completa sem uma visita ao Museu do Queijo. Uma expedição singular ao mundo do queijo que é mais do que uma degustação gratuita. O museu permite também reviver a história da produção de queijos, ver o cortador de queijo mais caro do mundo e vestir-se como um tradicional produtor de queijo holandês. No final da visita, pode trazer queijo, porque estão embalados a vácuo e preparados para viajar ao redor do mundo!