Os patos amarelos já circulam pelas ruas de Gaia e passeiam no rio Douro
Os autocarros anfíbios da Porto Ducks Tours são originais da Segunda Guerra Mundial e já circulam desde março.
Desde março que há uma nova forma de conhecer Vila Nova de Gaia e Porto, seja por terra ou por mar: um passeio memorável a bordo de um veículo amarelo que faz lembrar um pato. Diferentes de outros veículos anfíbios modernos, os chamados DUKW's foram originalmente usados na Segunda Guerra Mundial, e transportam-nos ao século passado. A Porto Duck Tours, inspirada na empresa do mesmo nome na capital de Inglaterra, oferece uma forma diferente e mais divertida de conhecer a cidade.
O veículo anfíbio foi criado nos Estados Unidos da América em 1942. Inicialmente, era utilizado para o transporte de mercadorias e tropas por terra e água. Durante os primeiros dias da Segunda Guerra Mundial, os aliados enfrentaram um problema tático: como poderiam descarregar cargas e homens dos seus navios em locais onde as instalações portuárias tinham sido destruídas, ou simplesmente não existiam?
A solução foi construir um veículo anfíbio que pudesse andar por terra e água, combinando as características de um barco e um camião. Nasceram, então, os chamados patos que desempenharam um papel importante durante este período. Destinavam-se apenas a durar o suficiente para atender aos esforços de guerra, mas muitos sobreviveram e tornaram-se em embarcações turísticas populares.
Devido ao seu aspeto, o nome DUKW deu origem a Duck, que significa pato em inglês, e todo o design foi pensado à volta da palavra. Continuam com o visual da Segunda Guerra Mundial, mas foi tudo modernizado. Antes não eram amarelos, nem tinha telhado, mas foram feitas modificações para elevar o conforto". Foram totalmente reconstruídos e modificados para atender aos rígidos regulamentos de segurança estabelecidos pelas autoridades rodoviárias e fluviais.
A utilização destes veículos anfíbios para passeios turísticos começou nos EUA e chegou ao Reino Unido em 2020. Agora também já são utilizados em Portugal. Atualmente, a Porto Duck Tours tem dois: o Cleópatra e o Desdêmona.
Os autocarros anfíbios operam apenas na zona de Vila Nova de Gaia. Partem do Jardim do Morro, mesmo ao lado da Ponte Luís I, e começam o roteiro pela parte alta de Gaia. Passam pelas caves do vinho do Porto, por casas e é um ângulo aberto da cidade do Porto. Depois da parte alta, chegam à Afurada, o principal centro piscatório de Vila Nova de Gaia, e descem para o rio a partir da "rampa de mar". Já dentro do rio, fazem o trajeto até à Ponta da Arrábida e regressam à rampa.
A viagem por terra dura cerca de 45 minutos, enquanto o passeio no Douro tem a duração de meia-hora. Cada veículo tem capacidade para 26 passageiros e dois tripulantes e existe um guia turístico ao vivo, que apresenta uma versão exclusiva do passeio— em português e inglês.
Os horários dos passeios podem variar de dia para dia, mas a primeira viagem é a partir das 10 horas, em intervalos regulares ao longo do dia. Quanto aos preços, uma excursão a bordo destes anfíbios amarelos custa 29€ para adultos e 17€ para séniores e crianças/jovens até 16 anos.