Visitar mais do que as cidades: as oito melhores praias do Reino Unido
Quem viaja para o Reino Unido tem, por norma, em mente conhecer as suas cidades multiculturais, museus, castelos e galerias de arte ou assistir a jogos de futebol e espetáculos. Uma escapadinha à praia não costuma estar no topo da lista, sobretudo porque as temperaturas nem sempre são convidativas. Mas os 17 mil quilómetros de costa do Reino Unido fazem com que algumas das suas praias sejam merecedoras de uma visita e, frequentemente, consideradas das melhores do mundo.
Mesmo que o clima britânico nem sempre permita aproveitar um dia tradicional de praia, é seguramente possível apreciar a beleza natural de algumas das melhores praias da Escócia, Irlanda do Norte, Inglaterra e País de Gales.
O British Coucil, organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e oportunidades educativas preparou uma lista das oito melhores praias do Reino Unido, muitas delas mundialmente premiadas e que merecem uma visita.
1. Rhossili Bay, País de Gales
Esta praia, situada na costa de Gower, a oeste de Gales, foi considerada, em 2018, a melhor do país. Fica próxima de Worm's Head, uma pequena ilha que se une a terra através de um caminho rochoso só possível de atravessar na maré baixa. A localidade mais próxima é Rhossili, com alguns cafés perfeitos para tomar uma bebida e recuperar energia. Daí, por um caminho íngreme, é possível descer até à praia. É um local muito frequentado por surfistas e observadores de aves. Importante: levar binóculos e equipamento de surf, se for praticante da modalidade.
2. Brighton Beach, Inglaterra
Brighton Beach, na costa sul da Inglaterra, é a experiência de praia britânica por excelência. A praia é maioritariamente de pedras, pelo que é aconselhável o uso de calçado adequado. Aqui é possível usufruir de desportos náuticos como windsurf, kitesurf ou caiaque. Se for até lá, é imprescindível visitar o passeio marítimo, que remonta ao século XIX e reúne muita animação tradicional, lojas, feiras, algodão doce e restaurantes que servem o famoso fish and ships. É possível fazer passeios pela praia a bordo da antiga locomotiva Volks, ou visitar as galerias, bares e lojas independentes que se estendem ao longo da costa.
3. Durdle Door, Inglaterra
Esta praia é o ponto mais fotografado da região de Dorset, na costa sul da Inglaterra, e faz parte do primeiro local de Inglaterra a ser reconhecido como Património Natural pela UNESCO, em 2001. Famosa pelo arco de calcário que se formou ao longo de milhares de anos e que se estende até ao mar, situa-se na costa do Jurássico Britânico e por ela passa o South West Coast Path, o longo percurso pedestre que atravessa parcialmente esta zona costeira. Para os menos aventureiros, boas notícias: é possível chegar de carro e caminhar até a praia para contemplar o arco natural. As águas são bastante profundas em algumas zonas da praia, pelo que não será a melhor praia para levar crianças. Mas garante fotografias incríveis.
4. Praia de Benone, Irlanda do Norte
Com mais de 11 quilómetros de extensão, esta praia está localizada em Derry, na costa norte da Irlanda do Norte, e oferece vistas espetaculares de Donegal e até da Escócia. Adequada para famílias, dispõe de um parque infantil com piscinas para crianças e atividades como surf, caiaque ou pesca. É uma das praias da Irlanda do Norte mais populares entre residentes e turistas, perfeita para um piquenique de verão.
5. Praia de Barafundle, País de Gales
O condado de Pembrokeshire, no País de Gales, é famoso pela sua costa, bem representada por esta praia isolada, cujo único acesso se faz por um caminho costeiro entre Stackpole Quay e Broadhaven South. Era um segredo local bem guardado até começar a receber elogios (incluindo o prémio de melhor local para piquenique no Reino Unido!). Além dos pinheiros e das dunas que a ladeiam, existem grutas para explorar e covas por onde passa a água durante tempestades ou aguaceiros. Em 2017 foi reconhecida como uma das melhores praias do mundo. Não está equipada com nenhum tipo de serviços, pelo que os visitantes devem levar tudo o que precisam e o final do dia, claro, não deixar resíduos no areal.
6. Praia de Whiterocks, Irlanda do Norte
É uma praia rodeada por rochas naturais que lhe conferem um toque selvagem. Localizada em Londonderry, permite uma impressionante vista da costa onde está localizada a famosa Calçada dos Gigantes e o Castelo de Dunluce. É um bom local para observação de aves, passeios a cavalo ou desportos náuticos. No hotel próximo poderá tomar uma bebida quente ou refrescar-se depois de um dia na praia.
7. Praia de Balmedie, Escócia
Localizada a menos de 10 quilómetros a norte da cidade de Aberdeen, esta praia está localizada dentro do Balmedie Country Park mas, na realidade, parece estar num mundo à parte. Perfeita para caminhadas de vários quilómetros para norte ou para sul, é igualmente bonita no inverno. É uma praia geralmente vazia que não perdeu a sua beleza natural, sendo perfeita para quem procura fugir da cidade e passear entre as dunas. Tem zonas ideais para piqueniques e é possível alugar equipamentos de churrasco.
8. Sandsend, Inglaterra
Sandsend é uma pequena cidade na costa nordeste da Inglaterra, em Yorkshire. A praia próxima é frequentada por caçadores de fósseis e por amantes de caminhadas. São apreciados os passeios pela costa até Whitby, uma típica cidade do litoral famosa pelo seu fish and ships e por surgir no romance Drácula, de Bram Stoker.
No momento de planear uma viagem ao Reino Unido, lembre-se dos encantos das menos famosas praias e vilas costeiras, que também merecem uma visita.