Um astro-destino no coração do Alqueva

21-07-2023

Herdade dos Delgados Nature Hotel & SPA Alqueva, o mais impressionante astro-destino do País, situa-se num pedaço do Alentejo que mora no primeiro Starlight Tourism Destination do mundo, ou destino Dark Sky. Um lugar sagrado, intocado, com os pés no Alqueva e os olhos postos no céu… e no lago também.

Pronto para conhecer a nossa galáxia?

Por aqui, vai-se andando, exceto as estrelas, que ainda cá estão todas

Lemos notícias nos jornais a darem o alarme e conta de noites sem estrelas. Da crescente poluição luminosa em Portugal. Do escuro que se torna cada vez mais claro. Falam ainda de astros que se perdem de vista, e bem sabemos que quando longe da vista, longe do coração. Por isso nos atormentámos e logo medimos a pulsação à cúpula celeste sobre o nosso hotel, mas por aqui continua tudo bem!

Venha ser um cabeça no ar

A noite continua escura como só ela e nela todas as estrelas se penduram ainda. É mesmo verdade! Contámo-las uma a uma e nem uma se perdeu. Venha confirmar. Venha passar noites estreladas. Abrace uma experiência inesquecível: a observação de corpos celestes numa paisagem inebriante onde as noites são mais escuras e mais sedutoras. Gerido pela Amazing Evolution, Herdade dos Delgados Nature Hotel & SPA Alqueva, situado em pleno Dark Sky, é um lugar de coordenadas mágicas, onde o céu mantém intacto o seu encanto noturno e as estrelas não se perdem, acham-se!

Traga a sua estrela a ver as nossas

Por cima do majestoso Alqueva, um infinito mágico e enigmático. Uma área protegida, um bocado de atmosfera única no planeta, que, pela majestosidade do seu céu estrelado, conquistou o estatuto e o certificado internacionais de primeiro Starlight Tourism Destination em todo o mundo, ou destino Dark Sky.

Nesse pedaço de Natureza em estado puro, verdadeira terra de divindades, no Alto Alentejo e junto às margens do maior lago da Europa, ergue-se uma cúpula de astros visível a olho nu e está à sua inteira disposição, num hotel com alma de astrónomo, em cujo interior outras estrelas brilham com igual fulgor. Venha ser uma delas.

Tida como um planetário a céu aberto, a abóboda estrelada que cobre toda a região do Alqueva, e se estende por uma área de cerca de 3000 km2, é um observatório natural e sítio privilegiado para a observação do céu. Solo sagrado e cheio de misticismo, perfeito, perfeito para amores de agora e de ontem, encontros fortuitos e escapadinhas cintilantes e dias de lazer em família. Há sempre espaço para mais uma estrela.

Num esforço conjunto para não comprometer a visibilidade dos céus e tornar o espetáculo natural ainda mais extraordinário, os municípios circundantes baixam a intensidade da iluminação pública ao mínimo, para que o escuro da noite seja mais intenso. Imagina cenário mais idílico?

Venha subir aos céus

A conexão astral pode prolongar-se mesmo durante o dia, e de forma mais romântica ao nascer e ao pôr do sol, a bordo de um balão de ar quente. Uma experiência flutuante que pode não tocar o céu, mas toca seguramente o coração. Emoções fortes nascidas da soberba paisagem terrestre por onde se espraia a plenitude alentejana e impulsionadas pelo vento. Pode entrar a bordo desta experiência incrível e inesquecível através da herdade dos Delgados, que tem uma lista de aventuras de cortar a respiração.

Supernova

Se durante a noite, o Alqueva apenas reflete o céu de que por aqui tanto se fala, durante o dia, o maior lago artificial da Europa tem brilho próprio e muita energia. Atividades de Terra e Mar, um vasto e completo programa de possibilidades, facultado pelo Herdade dos Delgados, dedica atenção especial aos desportos náuticos, com ski aquático e aulas de stand up paddle no topo das preferências. Passeios de barco e birdwatching não lhes ficam atrás. Piqueniques, trilhos pedestres ou desenhados para as duas rodas ou rotas a cavalo, tours de jeep, passeios históricos onde não faltam antas e cromeleques… O melhor será fazer uma lista de preferências e prioridades e deixar que o hotel trate do agendamento e até de o surpreender. Em qualquer dos casos, leve sempre uns binóculos, para que não venha a lamentar-se de não os ter colocado na mala.

Amores e sabores escritos nos astros

E como se não faltassem constelações no céu, algumas desceram à terra. É o caso de Orion, restaurante do hotel, onde um cometa de sabores deixa rasto no firmamento da memória e no céu da boca. O chef Ricardo Delgado, estrela no seu ofício, e a sua cozinha de aromas locais e paladares tradicionais – reinventados ao sabor da sazonalidade dos produtos e da sua arte –, produzem alquimias capazes de despertar paixões adormecidas e insuflar as bem despertas.

Conheça este fabuloso Dark Sky, reino de amantes e poetas, astrónomos e sonhadores. Suba ao estrelato e adormeça sob o mais belo manto do universo. Não precisa de ser um jedi, mas vai sentir-se um!

Um destino mágico… de ir aos céus!