Rota Mariana: um itinerário de fé e cultura

27-12-2023

A Rota Mariana é um itinerário de fé e cultura que une os santuários do Pilar, Torreciudad, Montserrat, Lourdes e Meritxell, renomados templos marianos que se situam a ambos os lados dos Pirenéus e que oferecem ao viajante e peregrino uma experiência única que segue os passos de Maria.

Em diferentes etapas, este percurso que atravessa três países (Espanha, França e Andorra), permite visitar os cinco santuários numa peregrinação com um fim comum.

A Rota Mariana é uma viagem que une a cultura e a devoção, a arte e a espiritualidade, a natureza e o recolhimento. Todos os santuários proporcionam uma aproximação única à Virgem Maria e oferecem conjuntos artísticos e monumentais singulares. Por isso, a Rota Mariana é visitada por crentes e amantes do património.

Este percurso tem origem no antigo caminho mariano Pilar-Torreciudad-Lourdes que os peregrinos percorrem há tanto tempo. Muitos, depois de visitar o Pilar de Saragoça, passavam por Torreciudad, antes de atravessar a fronteira francesa para se dirigirem a Lourdes. A precisão deste percurso deu lugar à Rota Mariana que atualmente contempla cinco santuários. O projeto, que surgiu com um cunho religioso, dá ao mesmo tempo uma dimensão turística ao destino, fomentando o cariz histórico, natural e patrimonial das regiões onde se situam os santuários.

Na atualidade, a rota pode ser feita de carro, mota ou autocarro, seja de forma particular ou através de uma agência de viagens (em grupo). Caso decida fazer a rota de maneira individual deve fazê-lo por sua conta. A orografia dos Pirenéus (estradas de montanha) dificulta bastante a realização do percurso a pé ou de bicicleta. Porém, há quem faça o caminho de bicicleta ou, inclusive, algumas etapas a pé.

São cinco os santuários que integram a Rota Marina e traçam o percurso:

1. O Pilar (Saragoça-Espanha)
2. Torreciudad (Huesca-Espanha)
3. Montserrat (Barcelona-Espanha)
4. Lourdes (França)
5. Meritxell (Principado de Andorra)


Veja abaixo os principais pontos turísticos da Rota Mariana.