Já é possível voar diretamente para a Gronelândia

30-12-2024

Com a inauguração do aeroporto Nuuk já é possível voar diretamente para a maior ilha do mundo. 


Visitar o território dinamarquês, coberto por mais de 80 por cento de gelo, não era tarefa fácil devido à falta de infraestruturas aeroportuárias. Tudo ficou mais fácil no passado mês de novembro, com a inauguração do novo aeroporto internacional de Nuuk. A nova pista com 2.200 metros de comprimento vai permitir a realização de voos comerciais para Copenhaga (Dinamarca), Reiquiavique (Islândia) e Newark (EUA), tornando mais fácil as viagens até ao destino.

"É um marco histórico que permitirá, pela primeira vez, voos diretos através do Atlântico", afirmou Jens Laurdsen, diretor de operações dos Aeroportos da Gronelândia, citado pela "CNN".

Uma das companhias aéreas que vai começar a voar para o destino é a United Airlines. Antes era impossível fazê-lo devido ao tamanho das pistas de Kangerlussuaq e Narsarsuaq, demasiado pequenas para acolher aviões de grande porte.

A Air Greenland, por sua vez, já operava alguns Dash 8 para servir as comunidades remotas da ilha, mas a partir de agora vai ter também um Airbus A330 para voos internacionais. Durante o Inverno estão disponíveis cinco voos semanais, aumentando para seis por semana durante a época de férias e oito durante o Verão.