Estudo eDreams: maioria dos portugueses prefere regressar a destinos onde já esteve do que descobrir novos

25-03-2025
  • Os dados recolhidos pela agência de viagens mostram também que a maioria dos portugueses gosta tanto de conhecer destinos populares como locais secretos e menos conhecidos.
  • A faixa etária influencia a escolha: os mais jovens preferem destinos turísticos, e os mais velhos valorizam locais menos explorados.

A eDreams, a maior agência de viagens online da Europa, analisou as preferências dos portugueses quando toca escolher destinos de viagem. De acordo com os dados recolhidos para a eDreams, mais de metade dos portugueses (53%) sentem-se igualmente interessados em explorar destinos populares ou locais mais secretos e menos visitados. Entre os que demonstraram uma preferência, são ligeiramente mais os que preferem destinos menos concorridos (26%) comparativamente aos que preferem destinos populares (20%). 

Olhando para as faixas etárias, é possível perceber que os portugueses com mais idade (65 ou mais anos) são quem apresenta maior preferência a visitar locais mais desconhecidos (30%), enquanto os mais jovens (18-24 anos) apresentam uma clara tendência para destinos poplares (31%). 

O estudo também revela que a escolha de um destino de viagem é influenciada por diferentes fatores, sendo o mais relevante o preço e a acessibilidade dos destinos menos explorados (32%), logo seguido pela possibilidade de explorar algo único e menos movimentado (31%). 

Repetir destinos: rumo à descoberta ou permanecer no que é confortável?

A eDreams também quis apurar como se sentem os portugueses em relação a repetir destinos de viagem, e a resposta foi clara: a grande maioria dos inquiridos (64%) prefere repetir destinos que já visitou, contra 36% prefere descobrir novos locais. 

As razões apresentadas são principalmente duas: os portugueses consideram que repetir destinos é uma boa ideia porque há sempre algo novo para descobrir (40%), ou então simplesmente porque os tranquiliza ir de férias para um local que já conhecem (24%). De forma talvez surpreendente, os portugueses com 65 ou mais anos (37%) estão mais interessados em descobrir novos lugares do que os mais jovens, na faixa etária dos 18-24 anos (26%), que parecem preferir voltar ao que já conhecem. 

Independentemente do tipo de destino escolhido, uma coisa é certa: viajar continua a ser uma das experiências mais valorizadas pelos portugueses.