Estes são os 10 países mais felizes do mundo em 2025 (e Portugal não está na lista)

21-03-2025

O Relatório Mundial da Felicidade de 2025 revela os países mais felizes do mundo, com base em indicadores como qualidade de vida, suporte social, liberdade pessoal e saúde. 

Pela oitava vez consecutiva, a Finlândia ocupa o topo da lista do Relatório Mundial da Felicidade, tendo Portugal alcançado a 60ª posição. De acordo com a edição deste ano do World Happiness Report, embora esteja longe dos primeiros lugares, o nosso País tem mostrado progressos significativos em áreas como expetativa de vida saudável e suporte social. No entanto, desafios persistem, nomeadamente em termos de percepção de corrupção e oportunidades económicas.

O ranking foi elaborado com dados recolhidos entre 2022 e 2024, e a pesquisa envolveu mais de 150 países. O estudo é uma colaboração entre a Gallup, a Universidade de Oxford e a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, e inclui dados sobre as condições de vida, saúde e fatores que impactam diretamente a felicidade.


Conheça o TOP 10:

  1. Finlândia
  2. Dinamarca
  3. Islândia
  4. Suécia
  5. Países Baixos
  6. Costa Rica
  7. Noruega
  8. Israel
  9. Luxemburgo
  10. México

Uma das novidades da edição deste ano é a presença de países como Costa Rica e México no top 10. A Costa Rica ocupa o 6º lugar, demonstrando o impacto das políticas focadas no bem-estar coletivo, como o "pura vida", um conceito que privilegia a felicidade e a simplicidade da vida. O país tem sido um modelo em termos de desenvolvimento sustentável, investindo em políticas sociais que garantem saúde, educação e acesso à cultura.

O México, em 10º lugar, também faz parte das surpresas do ranking. Com um crescimento notável no bem-estar social, o país tem investido na melhoria de indicadores de saúde pública e educação, e os laços familiares e sociais têm sido pilares importantes da felicidade dos mexicanos. Além disso, o México tem avançado em áreas relacionadas com a redução das desigualdades e acesso a serviços essenciais.