Convent Square Lisbon - o antigo convento do século XIII que se transformou “no novo oásis de Lisboa”

18-09-2023

O Convent Square Lisbon, Vignette Collection, abriu a 1 de agosto num edifício emblemático da Baixa que guarda mais de 800 anos de história. 

O antigo Convento de S. Domingos, um edifício que foi mandado construir pelo rei D. Sancho II e cuja origem remonta a 1242, renasceu como um hotel de luxo bem no coração da capital, junto à Praça do Rossio. Já foi um hospital, um matadouro e até mesmo a Braz & Braz, a famosa loja de utensílios para o lar, que foi um "ícone dos anos 70 e 80". Agora, pela primeira vez nos mais de 800 anos de história, começou a receber hóspedes — e tem tudo para ser o "novo oásis de Lisboa". 

O empreendimento divide-se em três blocos e dispõe de 121 quartos, distribuídos por cinco categorias: da cozy, com uma área até 20 metros quadrados, à suite, com cerca de 40 metros quadrados e varanda. O claustro, que faz a ligação entre a receção e o restaurante, é "a peça mais emblemática e com mais força de todo o hotel", um espaço incrível para "restaurar as energias" e "contemplar o que era o antigamente". Com as oliveiras centenárias, a magnífica lareira e os confortáveis cadeirões, cria o cenário perfeito para os fins de tarde e inícios de noite.

Contudo, se quer mesmo voltar ao passado durante umas horas, é só ir até ao "sítio mais nobre do convento, onde decorriam as reuniões e tomadas de decisão da ordem dominicana": o restaurante Capítulo. Com um pé direito de cinco metros, com tetos abobadados originais e grandes colunas que contrastam com um design contemporâneo e elegante, o espaço de restauração "tem uma força e magia muito própria".

Sem horário de almoço ou jantar, serve refeições durante todo o dia e conta com uma cozinha de autor do chef Victor Sobral, que honra a autenticidade da cozinha portuguesa, um dos pilares-chave da marca internacional Vignette Collection. O bar, o claustro e o lounge também são pontos de encontro para quem quer tomar uma bebida, num ambiente acolhedor e único. Já no quinto piso, os hóspedes encontram o Wellness Center, um espaço com piscina interior, ginásio e sauna — e vista privilegiada para a igreja de São Domingos.

O Convent Square Hotel destaca-se, ainda, pela localização privilegiada, bem no centro da capital, sendo o ponto de partida para todos os que querem explorar as ruas da calçada portuguesa. A Rua Augusta, a Praça do Comércio, o Teatro D. Maria, a estação do Rossio ficam apenas a uns minutos a pé.