A estação de comboios que se transformou no Hotel Canfranc Estación

24-11-2023

O Barceló Hotel Group renovou a antiga estação Internacional de Canfranc (inaugurada em 1928), que era o posto fronteiriço que ligava Espanha a França através dos Pirinéus aragoneses. Agora alberga todas as memórias da época dourada dos caminhos de ferro.

O Hotel Canfranc Estación, um Royal Hideaway Hotel, começou a receber os primeiros hóspedes em janeiro deste ano. A unidade de cinco estrelas é uma combinação perfeita de tradição e modernidade, nascendo nas instalações da histórica estação de comboios, que preserva identidade dos anos 20. Para além disso, o projeto de decoração respeitou também as paletas de tons da época, bem como os elementos de Art Deco e atmosfera elegantes e intimista, tornando esta unidade perfeita para as escapadinhas de outono.

Logo no lobby, essa identidade está bem patente com a preservação das antigas escadas, que davam acesso à estação, bem como o balcão longo e imponente, que reinterpreta as bilheteiras das grandes estações ferroviárias do século XX.

Com uma vista fabulosa para os Pirinéus Aragoneses, este hotel de luxo conta com 104 quartos, divididos entre as tipologias de deluxe, junior suite, suite duplex, suite, family deluxe, suite deluxe e deluxe superior.

A unidade conta ainda com uma magnífica piscina interior e um spa com variados tratamentos, mas é a oferta gastronómica que eleva o requinte do hotel: para além de um bar de tapas, um de cocktails e um restaurante mais informal, a experiência que não pode perder caso marque uma estadia no Canfranc Estación é mesmo a alta cozinha do Canfranc Express.

Situado numa antiga carruagem renovada segundo a estética do emblemático comboio Expresso do Oriente e das carruagens restaurante que atravessavam a Europa nos anos 20, a aposta de fine dining do hotel está aos comandos do chef Eduardo Salanova, que funde receitas tradicionais aragonesas com criações vanguardistas.

Pensado para apenas 12 pessoas a cada refeição, esta viagem gastronómica aborda a história da estação de caminhos de ferro e leva os comensais a provar sabores e produtos típicos da região, utilizando técnicas modernas, sem perder a essência da melhor cozinha local. 

Uma noite no Hotel Canfranc Estación começa nos 259€ para duas pessoas na tipologia Deluxe para as datas de 12 e 13 de janeiro (só alojamento).