Popeye Village

Quem não foi a criança que ouviu a frase "Se comeres espinafres ficas forte como o Popeye" quando se recusavam a comer os legumes. É daqueles lemas intemporais, que surgiu graças ao marinheiro carismático criado por Elzie Crisler Segar. A personagem, inspirada num morador da cidade de Chester, Illinois (EUA), chamado Frank "Rocky" Fiegel, apareceu pela vez numa banda desenhada do jornal "Thimble Theatre", em 1929.
Desde então, o marinheiro franzino, que fica muito mais forte e confiante sempre que come espinafres inspirou muitos outros projetos. Da banda desenhada passou para uma série de animação, até que as aventuras do rabugento "desbravador dos sete mares", namorado de Olívia Palito, chegaram também ao cinema, em 1980. O filme de live-action "Popeye", de Robert Altmand, foi produzido pela Paramount Pictures e pela Walt Disney, com Robin Williams e Shelley Duvall como protagonistas.
Os cenários do filme foram erguidos na ilha de Malta, conhecida como a "pequena Hollywood do Mediterrâneo". A construção do set começou em junho de 1979 na cidade de Mellieħa, e exigiu um grande esforço com mais de 165 pessoas a trabalhar sem parar durante sete meses. Também foi necessário abrir uma estrada de acesso, importar centenas de troncos de árvores dos Países Baixos, milhares de telhas do Canadá e várias toneladas de pregos.
As filmagens arrancaram no início de 1980 e o avultado investimento de 20 milhões de euros resultou em 60 milhões nas bilheteiras internacionais.
Após as gravações, poderia achar-se que o cenário que dava vida à cidade costeira fictícia de Sweethaven iria ser desmontado, mas tal não chegou a acontecer. Ainda hoje, é possível visitar as coloridas casas de madeira que aparecem na produção — e tudo graças ao esforço dos malteses.
Ao perceberem o potencial turístico da vila fictícia, os moradores mobilizaram-se para que o espaço ficasse em Malta para sempre, como um museu ao ar livre. Assim que receberam a aprovação da Paramount Pictures e Walt Disney para manter o local, o governo arrancou com as obras para tornar a infraestrutura adequada ao turismo, construíndo restaurantes e lojas. Hoje é uma das atrações mais conhecidas e visitadas do País.
Apesar de ter inicialmente sido inaugurado como um museu, a chegada de algumas atrações fizeram com que se tornasse um parque temático. Assim que entrar nesta cativante vila com mais de 40 anos, será recebido pelo marinheiro Popeye e os seus amigos, que andam pelas ruelas a animar os visitantes.
Desde teatro de marionetas a uma sessão de cinema, o espaço oferece diversão garantida para todos. Ao longo do dia, vários funcionários disfarçados interagem com o público, como se fosse uma Disney, mas bem mais barata e pequena. Há horas específicas onde juntam para dar um verdadeiro espetáculo de dança. Tudo isto com uma vista impressionante sobre a Anchor Bay.
É possível entrar em cada um dos 19 edifícios de madeira, cada um com uma função diferente: alguns são lojas de souvenir, outros recriam a casa da Olívia Palito, uma padaria, um dentista ou outros locais que aparecem no filme. Há, por exemplo, um museu da banda desenhada com mais de 200 livros publicados entre os anos 60 e 80, assim como uma sala de exposições que homenageia Robin Williams, que morreu em 2014.
Por ser um set de filmagens, não podia faltar também uma experiência cinematográfica, pelo que há uma sala de cinema (onde recebe pipoca grátis e tudo) que exibe um documentário sobre a construção da Popeye Village e alguns segredos dos bastidores.
A vila tem também uma série de jogos e atividades divertidas para todas as idades, desde uma casa que cria ilusão de ótica ou um desafio cujo objetivo é acertar com um rolo de papel higiénico numa sanita. Espalhadas pelo parque temático tão também uma série de frases engraçadas que remetem ao universo do filme. Se estiver com fome há bares e restaurantes que preparam refeições com ingredientes sazonais e para todos os gostos.
Um dos destaques é a zona da praia, onde os visitantes podem apanhar banhos de sol e mergulhar nas águas cristalinas e quentes. A área está equipada com uma série de espreguiçadeiras e, no meio da água, um parque de diversões insufláveis. Já no final do dia, quando o parque está prestes a fechar, acontece sempre uma espécie de discoteca, onde um dos colaboradores chama o público para dançar durante cerca de meia hora. É a despedida perfeita para um dia mágico na Popeye Village.
O parque de diversões está aberto durante todo o ano. No Verão, contudo, conta com passeios de barcos e a possibilidade de agendar festas de casamento e aniversário. No Inverno, oferece a magia própria da temporada. Ouvem-se músicas de Natal e realmente sente-se um calor humano muito tradicional e mágico.
Os bilhetes custam 18€ por pessoa, com direito a um postal à escolha da loja de souvenir e as pipocas da sala de cinema. Os bilhetes podem ser comprados aqui.
Como lá chegar
Deverá apanhar o avião para o aeroporto de Malta, na cidade de Luqa, o único no País.
Daqui deverá apanhar um táxi até Sliema, uma viagem de 11 km.
De Sliema à Popeye Village, deverá apanhar um autocarro, uma viagem de 22 km