Saïdia, Marrocos

26-01-2024

Saïdia é um destino de lazer e praia, localizada ao extremo norte de Marrocos, na província de Nador. Com uma população de 4 058 habitantes, a cidade recebe cerca de 250.000 visitantes por ano, que buscam o seu clima ameno, um mar abundante em peixes e mariscos e uma praia de areia fina e dourada e águas calmas e cristalinas.

Saïdia está à margem do Mar Mediterrâneo, na região da planície de Trifa e sua praia com 14 km de extensão é uma das mais extensas de Marrocos.

História de Saïdia

Estima-se que os primeiros habitantes de Saïdia tenham sido nômades que viviam em cabanas ou tendas berberes até que uma mesquita foi construída no povoado em 1548.

No entanto, o local somente começou a ter importância entre os anos de 1881 e 1883, quando o sultão Hassan I mandou construir duas mesquitas e o kasbah (fortificação que fica no centro de uma cidadela), que inclusive ainda está de pé e pode ser visitado até hoje.

A aldeia foi então batizada com o nome de Assaïdia, que significa "cidadela feliz", mas ainda tinha pouquíssimos habitantes. Somente em 1913 que a cidade se tornou um destino popular entre colonizadores europeus que tomaram gosto por visitá-la, fazendo dela uma estância balnear.

Hoje Saïdia é um polo turístico no nordeste de Marrocos, graças a grandes investimentos na cidade que permitiram a criação de uma marina com capacidade para 840 ancoradouros, além de hotéis de 4 e 5 estrelas, campos de golfe, apartamentos residenciais, ou seja, um destino turístico muito bem estruturado.

Assim como os grandes hotéis de outras cidades do Marrocos, como Agadir, por exemplo, os hotéis em frente à praia de Saïdia oferecem inúmeras atividades de lazer como tênis, golfe, spa, talassoterapia, ginásio, entre outras.

Quando Visitar Saidia

Saïdia tem 300 dias de sol por ano e o clima da cidade é muito ameno, com exceção do verão, quando as temperaturas chegam aos 40 °C, embora a média das máximas seja pouco mais de 30°C e da cidade ter um vento constante e moderado para ajudar a refrescar. 

Já nos meses de inverno, a temperatura mínima média ronda os 10°C, ainda que possam chegar aos 0 °C.

O volume de chuva anual é de cerca de 400 mm, sendo que a época mais chuvosa acontece entre outubro e março. Já nos meses de julho e agosto quase não há chuvas.