Ilha dos Amores: Um recanto encantado no Rio Douro

18-08-2023

A menos de 60km do Porto, na união do Rio Paiva e do Rio Douro, ergue-se a Ilha do Castelo, chamada também "Ilha dos Amores" ou "Ilha do Outeiro".

Esta ilha, território da freguesia de Souselo, em Cinfães, mas propriedade do Município de Castelo de Paiva, destacou-se com a construção da Barragem de Crestuma e desde então a sua beleza cativa todos os que por lá passam.

Existem rumores de que são visíveis as ruínas de um castelo no centro desta ilha, e de algumas lendas, sendo a principal a história de um amor proibido de um lavrador e uma fidalga.

Um dia, o lavrador descobriu que um nobre teria pedido a mão da jovem e em desespero matou-o, atirando-o, de seguida, ao rio Douro. Depois disto, refugiou-se na ilha e preparou um plano para que a sua amada pudesse juntar-se a ele, mas o pior estava por acontecer. Quando atravessavam para a ilha, formou-se uma tempestade que acabou por engolir a embarcação onde viajavam.

Este pedaço de terra tem 140 metros quadrados e 29 metros de altura. No ponto mais alto é possível encontrar vestígios de uma torre defensiva da idade média. Este é um ponto estratégico com vista para os três concelhos, Cinfães, Marco de Canavezes e Castelo de Paiva.

Neste local é possível a prática de desportos náuticos ou mesmo um acampamento em período estival.

Na margem de Cinfães, no cais de Escamarão, foi criado um percurso de jogging que permite correr, andar de bicicleta e caminhar. Existe ainda um espaço para merendas composto por mesas e bancos de madeira, grelhadores, pontos de água e ainda um bar (In Douro Bar).

Já na margem de Castelo de Paiva, no cais do Castelo, é possível encontrar uma piscina ao ar livre, apoiada por um bar (Bar do Rio), uma pequena praia fluvial e espaços de sombra.

Para chegar a esta ilha, a forma mais fácil será partir da Praia do Castelo, utilizando uma canoa ou solicitando a ajuda de algum barqueiro local.