São Tomé e Príncipe, África

São Tomé e Príncipe, um país insular africano perto da linha do equador, faz parte de uma cadeia vulcânica com rochas e formações de corais impressionantes, além de florestas tropicais e praias. Na maior das ilhas, São Tomé, está localizada a Lagoa Azul. O Parque Natural Ôbo, uma reserva na selva com grande biodiversidade, cobre grande parte de São Tomé e distingue-se pelo Pico Cão Grande, uma rocha vulcânica semelhante a um arranha-céus.
Pontos turísticos de São Tomé e Príncipe

Ilhéu das Rolas
Esta pequeno mas belo pedaço de terra, localizado a sul da ilha de São Tomé, é a terceira maior ilha de São Tomé e Príncipe. O Ilhéu das Rolas é reconhecido pelas suas praias, as paisagens fantásticas com palmeiras, o farol e os resorts de praia.
A linha equatorial atravessa este pequeno ilhéu e existe aí um monumento na Linha do Equador para homenagear o geodésico e cartógrafo Gago Coutinho que comprovou a passagem da Linha do Equador pelo Ilhéu das Rolas.
Se visitar São Tomé irá querer visitar este marco, que separa o Hemisfério Norte do Hemisfério Sul. Uma população permanente, de cerca de 200 habitantes, tem a sua sobrevivência diretamente ligada à atividade turística.

São Tomé
Fundada pelos portugueses, em 1485, a cidade portuária de São Tomé é a capital da República Democrática de São Tomé e Príncipe e é, de longe, a maior povoação do país, localizada na Baía Ana Chaves, no Nordeste da Ilha de São Tomé.
É uma cidade com arquitetura colonial portuguesa e diversos parques. Existe uma catedral do século XVI na parte central de São Tomé e outro edifício de renome é o Forte São Sebastião, atualmente Museu Nacional de São Tomé.
Outros edifícios relevantes incluem também o palácio presidencial, a Igreja do Pescador, o mercado municipal e a Praça da Independência. Várias catedrais salpicam o horizonte, onde a maioria dos edifícios coloridos, em tons pastel, é de apenas dois andares.
A maior parte da ação ocorre no centro da cidade, a pouca distância do Atlântico, começando nos mercados e espalhando-se para lojas, bancos e restaurantes. A cidade é facilmente acessível e mesmo para chegar a zonas mais afastadas não deve demorar mais de 15 minutos a pé.
O aeroporto fica apenas 4 km a norte da cidade. No Mercado Central, irá descobrir os produtos locais e os ingredientes secretos do Calulu, um prato típico de São Tomé e Angola feito à base de peixe seco e fresco ou carne seca.
Numa visita ao Museu Nacional, poderá ouvir as histórias, contadas pelos guias, da vida nas plantações e do período atormentado de São Tomé no período pré-independência.
Quando visitar São Tomé e Príncipe
Pode visitar São Tomé e Príncipe em qualquer época do ano, embora o período mais popular seja durante uma das duas estações secas, entre Junho e Setembro, ou em Janeiro e Fevereiro. As temperaturas rondam os 27°C durante todo o ano, mas os meses de Verão da longa estação seca, são o melhor momento para caminhadas e observação de aves.
Para quem visitar em Agosto, irá contar com bastante animação, dado que é altura de festas populares e eventos culturais. Exemplo disso é o colorido espetáculo do Auto de Floripes, no Príncipe, a maior festa da ilha menor. Para ver a migração das baleias corcunda, a altura ideal é entre Agosto e Outubro.
Entre Novembro e Março pode assistir à nidificação das tartarugas marinhas e entre Setembro e Abril à desova. Se o seu interesse é mergulho, irá encontrar a maior visibilidade do mar entre Dezembro e Março.
Segurança em São Tomé e Príncipe
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter atualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia em São Tomé e Príncipe.
Pode ainda espreitar o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.