Veneza, Itália

27-02-2025

Veneza, situada no norte de Itália, numa lagoa do mar Adriático, é realmente única e encantadora. Cercada por lagoas rasas onde facilmente encalhavam navios desconhecedores dos seus fundos, a cidade sempre teve um excelente sistema de defesa natural. A sua localização e os canais que a atravessam fazem dela uma cidade singular. O centro histórico é totalmente pedonal, e os barcos, que são o principal meio de transporte, contribuem para o charme especial e icónico da cidade. 

Conhecida como a "Cidade das Águas", Veneza é construída sobre mais de 100 ilhas no Lago de Veneza, conectadas por uma rede de canais e pontes. A sua arquitetura histórica mistura influências bizantinas, góticas e renascentistas, criando um charme visual que atrai milhões de turistas a cada ano.


PRINCIPAIS ATRAÇÕES

Veneza tem um encanto eterno e pungente, e está hoje entre as capitais mundiais da arte contemporânea.

  • Grande Canal, o maior e mais famoso canal de Veneza
  • Ponte de Rialto, é a mais antiga e a mais famosa das quatro pontes que atravessam o Grande Canal.
  • Piazza San Marco, é o centro governamental e turístico
  • Campanário da Basílica de San Marco
  • Palácio Ducal
  • Museus
    • Museo Correr, a história de Veneza num único museu
    • Peggy Guggenheim Collection, um dos mais importantes museus de arte Europeia e Americana do século XX em Itália
    • Ca' Pesaro, arte moderna em Veneza
    • Ca' Rezzonico, uma viagem à Veneza do século XVIII

Veneza tem um clima delicado, com Invernos frios e Verões quentes e húmidos. A cidade também enfrenta o desafio crescente do aumento do nível das águas, o que tem causado a famosa inundação chamada acqua alta, que afeta algumas áreas, principalmente durante os meses de Outono e Inverno.

A culinária veneziana é outro atrativo, com pratos baseados em frutos do mar, como o risotto de frutos do mar e o sarde in saor, além de deliciosos doces como o fritelle (uma espécie de bolinho de carnaval) e o tiramisu, que tem origens na região do Veneto.

Em resumo, Veneza é uma cidade encantadora que mistura história, arte e beleza natural de uma maneira única. Mesmo com os seus desafios contemporâneos, como o turismo excessivo e os problemas ambientais, Veneza continua a ser um dos destinos mais fascinantes e admirados do Mundo. 


CULTURA LOCAL

Uma das principais celebrações locais é o Carnaval. O Carnaval de Veneza é um dos eventos mais emblemáticos do mundo, onde as tradições antigas voltam à vida nas praças, povoadas de máscaras sumptuosas, perucas imponentes, tecidos barrocos, laços e rendas, tal como a aristocracia e a nobreza usavam na época. A mais-valia de um Carnaval como o de Veneza é o cenário: caminhar em direção à Ponte dos Suspiros ou à Praça de S. Marcos é como fazer uma viagem no tempo por ruelas estreitas onde se movem cavaleiros misteriosos e damas sensuais.

Os cafés históricos de Veneza são um ponto onde se pode experienciar a arte e cultura. Não se tratam de simples locais de lazer, mas de verdadeiros monumentos. Foi aqui que nasceu a tradição do café, que, devido à sua posição e às suas relações comerciais com o mundo árabe, se estendeu ao resto da Itália. Um dos mais conhecidos e antigos é o Florian, ainda hoje símbolo da cidade. Pode ainda visitar o Gran Caffè Quadri e o Caffè La Calcina.

A gastronomia italiana é mundialmente reconhecida. Massa, pizza, queijo e vinho são apenas alguns dos produtos alimentares e bebidas ligados às tradições enogastronómicas italianas. Uma experiência a ter é visitar um dos bacari (bares tradicionais), beber um spritz e comer alguns "ciccheti", os famosos aperitivos venezianos à base de peixe, carne ou enchidos, que podem ser quentes ou frios. Na maioria das vezes são servidos em fatias de pão ou polenta. Outros petiscos locais são seppie col nero (chocos e tinta negra no risotto ou pasta), sardelle in soar (sardinhas marinadas em cebola) e caparossoli in cassopipa (marisco com salsa).