Passadiço Pedonal no Rio Cávado

Depois da inauguração de uma ecovia na margem esquerda do rio Cávado, em março, há mais um passadiço pedonal que as pessoas podem percorrer neste cenário. Desta vez, na margem direita.
O município de Barcelos inaugurou no passado sábado, 5 de abril, o Passadiço Pedonal ao Longo da Margem do Rio Cávado, que faz a ligação entre a frente ribeirinha e a Quinta do Brigadeiro. Este passadiço é um abraço da cidade ao rio e um abraço do rio às pessoas.
O traçado entre a frente ribeirinha e a Fonte de Baixo apresenta uma solução sobrelevada, com dois metros de largura, e compreende vãos de 12 metros em estrutura metálica. O restante traçado, para nascente e para jusante, tem sempre 2,50 metros de largura.
Além do passadiço, compreende ainda a construção de dois parques de estacionamento para automóveis e autocaravanas, um deles junto ao edifício das Águas de Barcelos e o outro junto ao parque de lazer do Brigadeiro. O grande objetivo desta construção foi "permitir e incentivar a mobilidade urbana ambiental e energeticamente mais sustentável".
Do outro lado da margem fica o novo troço da ecovia de Barcelos, que tem uma extensão de 2.300 metros. O percurso faz a ligação entre Barcelinhos e Rio Covo Santa Eugénia, passando sob a emblemática Ponte Medieval. A obra insere-se no projeto "Ecovia do Rio Cávado entre Fornelos e Pousa", numa extensão de mais de 22 quilómetros ao longo da margem esquerda do rio.