Museu do Casal de Monte Redondo

O Museu do Casal de Monte Redondo, fundado em 1981, está localizado na freguesia de Monte Redondo, no concelho de Leiria. É gerido pela Associação de Defesa do Património Cultural de Monte Redondo e está instalado num edifício próprio que inclui espaço expositivo, biblioteca e reserva técnica.
Acervo e Exposições
O museu possui um acervo etnográfico composto por aproximadamente 2.500 objetos, todos doados pela comunidade local. Esses objetos estão organizados por atividades económicas tradicionais, como agricultura, marcenaria, tecelagem, resinagem, sapataria e afazeres domésticos. Além disso, o museu destaca-se por preservar e valorizar as referências imateriais da população local, como festas, religiosidades e modos de fazer.
Instalações Exteriores
As instalações evocam momentos e atividades significativas para Monte Redondo, como o Memorial do Casal de Monte Redondo, a Torre Eiffel*, a Serra de Fita e o Lagar de Vara. O Memorial, inaugurado em 2014, consiste em nove marcos que representam a evolução histórica da freguesia desde o século XIII até o século XXI.
Projetos e Atividades
O museu desenvolve diversos projetos culturais e educativos, como o "Projeto Renova Museu", o "Festival Museum Festum" e o "Projeto Resinagem". Além disso, mantém uma biblioteca digital e a Emigrateca Portuguesa, um repositório de documentos relacionados com a emigração portuguesa.
* É esta Torre Eiffel portuguesa, uma réplica do monumento francês, construída por um serralheiro local, com 11 metros e 3 toneladas de ferro, que atrai centenas de visitantes a esta região.
Esta criação portuguesa foi criada em 2007, no âmbito de uma festa da região em que a temática era a Migração. Desde a década de 60 do século XX que muitos trabalhadores da região de Monte Redondo decidem emigrar, à procura de melhores condições de vida. França, assim como Alemanha, Luxemburgo e Suíça eram os destinos escolhidos.
Em sentido inverso, muitos cidadãos desses mesmos países, vieram instalar-se na região para trabalhar ou para viver com mais tranquilidade, aproveitando as reformas. Com o mesmo objetivo, além da Torre Eiffel, foram também replicadas construções como a Ponte Nova do Luxemburgo e a Porta de Brandemburgo de Berlim.
A Torre Eiffel portuguesa demorou três meses a ser construída. Encontra-se em exposição na parte exterior do Museu do Casal de Monte Redondo como testemunho de uma terra aberta ao mundo, onde se respeita a diversidade cultural e se cruzam acolhimento e diálogo fraterno.
A réplica portuguesa tem atraído visitantes curiosos que querem conhecer o museu, cujo propósito tem por base a preservação da memória e da identidade da comunidade. As peças que pode encontrar por lá dizem respeito a material etnográfico doado pela população local, existindo, ainda, coleções relacionadas com atividades da região, como agricultura, tecelagem, resinagem, entre outros. Celebra a memória da comunidade e os antigos ofícios através da exposição de cerca de 4.000 instrumentos de trabalho utilizados como, por exemplo, a transformação da resina.
O Museu do Casal de Monte Redondo nasceu em 1981. Gerido pela Associação de Defesa do Património Cultural da região, o espaço está instalado num edifício próprio, com biblioteca, e uma zona para exposições e reserva técnica. O horário de funcionamento do Museu do Casal de Monte Redondo é de quarta-feira a domingo das 14h30 às 19 horas e está fechado às segundas-feiras. A entrada é gratuita e a Torre pode ser vista da parte de fora.