Welcome to Casa de São Lourenço / Burel Mountain Hotels

15-12-2023

A Casa de São Lourenço valoriza uma das regiões portuguesas com um maior potencial turístico do país: o Parque Natural da Serra da Estrela e toda a sua gente.

A intervenção aquando a revitalização do edifício foi feita no sentido de recuperar um património único do interior genial de Portugal, inovar a partir da preservação e do desenvolvimento dos saberes locais ancestrais, criar emprego qualificado em territórios pobres, colocar uma região do interior de Portugal no mapa do mundo.

O hotel foi pensado e orientado para o conceito de "Hotel destino", distanciando-se de toda a oferta instalada na região através de um serviço especializado, personalizado e dispondo de instalações diferenciadoras em relação à sua concorrência direta, com atividades potenciadoras do conhecimento do território.

O projeto tem capacidade para poder responder a diferentes segmentos e motivações de clientes: o segmento turismo de natureza, o segmento de saúde e bem-estar, segmento de lazer, segmento cultural/patrimonial, contribuindo para combater a escassez de oferta turística na Serra da Estrela, sendo um ator fundamental na captação de fluxos turísticos, acrescentando-lhe valor e reduzindo o impacto da sazonalidade.

Um Hotel totalmente panorâmico. Concebido em 1940 por Rogério de Azevedo, renasce agora com uma nova vida voltada para a beleza da paisagem, onde o ar puro da altitude e a beleza são elementos-chave da estadia com vista total para os horizontes recortados pela Montanha na sua grandeza e simplicidade, nos granitos que tingem o verde a reforçar a presença das origens.

Um cenário de cortar a respiração que apetece percorrer devagar, explorar o tempo ao ritmo próprio, descobrir os caminhos sinuosos, os penedos, as fragas, os rochedos, os miradouros, os rios, as lagoas, as praias fluviais, os rebanhos e os pastores que conduzem as ovelhas há centenas de anos. Correr as montanhas, os planaltos, os vales, varrê-los com a vista que se prolonga pelos recortes das pedras amontoadas, desvendar os mitos dos locais emblemáticos.

A Casa de São Lourenço leva-nos numa descoberta pelo design português através dos seus elementos decorativos a continuar a história iniciada pela artista portuguesa, Maria Keil, há 70 anos. Com peças de Marco Sousa Santos, Vicara, Cestaria de Gonçalo, Olaria de Molelos, Grestel, Nuno Gusmão, Bordallo Pinheiro, Bartolomeu Gusmão, Vanda Guerreiro e Burel Mountain Originals. Peças únicas e representativas de Portugal para dar sentido a cada espaço e a cada canto.

A Casa de São Lourenço está perfeitamente enquadrada na paisagem circundante. Numa arquitetura que se integra na paisagem. Um projeto único, sustentável, que vem valorizar o Parque Natural da Serra da Estrela e a sua relação com a lã e o burel.

O burel tem uma grande presença no espaço. O tecido reveste parte das paredes, garantindo uma eficiência energética a nível de isolamento térmico, tanto do frio como do calor. São ainda fomentados comportamentos de consumo responsável de recursos vitais como a água e a eletricidade. 

Descanse reconfortado pelo panorama da Serra da Estrela enquanto se deixa embalar pelas histórias que revestem as paredes. Com 17 quartos e 4 suites, todos diferentes e verdadeiramente especiais. A decoração opõe o moderno e o antigo, o betão e a madeira, a lã e o burel. Conta com áreas de descanso separadas, varandas e acesso a um jardim privativo. Quartos e suites que elogiam a paisagem, a montanha e toda a sua cultura, sem abdicar do conforto e do silêncio. A 1250 metros de altitude.