Casas da Lapa - Nature & Spa Hotel

16-12-2023

A sensivelmente sete quilómetros de Seia, na Lapa dos Dinheiros, a 800 metros de altitude e na encosta noroeste do Parque Natural da Serra da Estrela, as Casas da Lapa são um hotel de 5*, com um conceito de montanha e de aldeia.

Localizadas em plena Aldeia de Montanha, numa das aldeias mais declivosas da Serra da Estrela, as Casas da Lapa oferecem 15 quartos dos quais 8 são suites, spa com aromaterapia personalizada, 3 piscinas (uma interior e duas exteriores panorâmicas), sala de cinema, sala de estar, biblioteca e restaurante dedicado à gastronomia serrana contemporânea.

A arquitetura de Jorge Teixeira Dias, de linha depurada, teve uma preocupação acrescida na reinterpretação do espaço com uso de madeira e granito, aberturas amplas nos quartos e terraços com vista desafogada para a paisagem deslumbrante.

O traço arquitetónico é de linha depurada. O design de interiores privilegia o que é típico da região. Nos revestimentos têxteis, mantas, cortinas, sofás e cadeirões foi incluído um produto endógeno da Serra, o burel. O mobiliário tem referências ao antigo mobiliário português dos anos 50.

A integração de uma cascata natural no espaço de relaxamento único em plena fruição com a Natureza circundante constitui um fator de diferenciação.

O SPA tem como tema a aromaterapia personalizada, no qual se encontra a mistura de óleos essenciais e adaptados às necessidades e características de cada visitante.

Na sala de cinema, equipada com tecnologia audiovisual adequada, são exibidos diariamente filmes clássicos, permitindo uma maior diversidade de atividades lúdicas e culturais durante a estadia.

A biblioteca proporciona uma experiência de leitura e de recolhimento criativo únicos, muito em parte devido à reinterpretação das antigas buracas existentes na aldeia.

No restaurante são servidos pratos tradicionais da gastronomia serrana, com reinterpretações contemporâneas, de forma a proporcionar experiências únicas à mesa.

Assim, as Casas da Lapa inovam ao proporcionar luxo e autenticidade no interior de uma pequena aldeia serrana.