Bairro Alto Hotel
É no coração de uma Lisboa cada vez mais vibrante, contagiados pela elegância do Chiado e pela irreverência do Bairro Alto, que encontramos o Bairro Alto Hotel. Reabilitado e ampliado pelo arquitecto Souto de Moura com interiores do Atelier Bastir e TheStudio, combina charme, boémia e sofisticação com o encanto clássico de outros tempos.
O Bairro Alto Hotel foi considerado o "Melhor Hotel de Cidade" nos prémios Publituris Portugal Travel Awards 2023, atribuídos na noite da passada quinta-feira no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.
A 18ª edição dos prémios, organizados anualmente pelo jornal Publituris, teve em conta 174 nomeados que concorreram num total de 22 categorias. Os nomeados foram apontados pela redação desta publicação, sendo que os vencedores foram votados pelo júri, mas também pelos assinantes da edição em papel e pelos subscritores da newsletter diária.
Em outubro de 2022 o hotel já tinha sido considerado a "Melhor Boutique Hotel de Portugal" segundo os World Travel Awards, tidos como os "óscares do turismo". Já antes a unidade hoteleira alcançou este título, em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013. No vasto currículo do Bairro Alto Hotel estão ainda outras distinções atribuídas na sequência dos World Travel Awards – chegou mesmo a ser eleito enquanto Hotel Referência (Landmark) na Europa em três anos consecutivos (2015, 2016 e 2017).
Parte integrante do cenário lisboeta, o Bairro Alto Hotel está de portas abertas à comunidade local. Dispõe de 87 quartos e suites, onde o estilo intemporal é omnipresente.
A traça original mantém-se e continua a definir a essência do hotel que é também o resultado da mestria arquitetónica de Souto de Moura, vencedor do Pritzker Prize em 2011 (a intervenção mais recente data de 2019). Os interiores, de uma amplitude estética significativa, são um reflexo do trabalho desempenhado pelo Atelier Bastir, à exceção da decoração do BAHR que tem assinatura do Thestudio.
Do Bairro Alto Hotel fazem parte o BAHR&Terrace, cuja cozinha está aos comandos do chef executivo Bruno Rocha, e o Rooftop., no sexto piso, virado para uma das melhores vistas de Lisboa.