The Shipyard Angra

21-03-2024

The Shipyard Angra - Um hotel com espírito 'viking', estilo industrial e o mar por dentro

Em terra de baleeiros, brava gente e temerários aventureiros, que desde sempre lavraram o mar e ceifaram as adversidades, fazem ondas de charme apartamentos turísticos que honram este passado de valentia, de quem do pouco soube fazer tudo. Agarrando num pedaço dessa história de consanguinidade marinha, The Shipyard Angra, na Ilha Terceira, instalou-se nas entranhas de um antigo estaleiro, decora-se com as 'espinhas' de cascos de navios, reinventa no seu logotipo a Rosa de todos os ventos, numa composição de ângulo reto, e acolhe os viandantes de todo o mundo no aconchego fortificado de um edifício poderoso, que lembra um soberbo navio em doca seca.

Longe dos frágeis baleeiros, nos quais, munidos quase e apenas de perícia e fé, os homens tentavam obter no mar o sustento em terra, The Shipyard Angra é um portento da engenharia e da arquitetura, rendido ao primado da régua e do esquadro. Robusto, de linhas industriais de pendor naval e um traçado em V, pronto a soltar amarras, mas sem nunca sair de terra, o edifício é em tudo grandioso como um paquete, charmoso como um hotel, quente e acolhedor como uma casa. The Shipyard Angra, gerido pela Amazing Evolution, todavia, obedece a critérios de maior autonomia e independência, como as gentes da sua ilha, afinal, e a sua oferta hoteleira assenta em apartamentos turísticos, 29 no total, com diferentes tipologias:

  • 6 Estúdios
  • 16 T1
  • 5 T1 Superior
  • 1 T2
  • 1 T2 Superior Vista Marina

Todos os apartamentos dispõem de um sem fim de equipamentos e comodidades, indispensáveis em viagens de lazer ou de trabalho e contam com serviços em tudo semelhantes aos de um hotel, como receção 24 horas e room service.

O Nosso Bife é maior do que o vosso!

Um dos expoentes da excelência mora no A Oficina, o restaurante do The Shipyard Angra, só por si uma referência na ilha Terceira e em qualquer guia que se preze sobre os Açores. Atrativo, descontraído, honesto, charmoso, requintado e com comida de verdade, à altura da gastronomia açoriana. Muito cool!

Um lugar de convívio constante e de novidades gostosas e algumas mesmo de peso, agora que está sob a responsabilidade da chef Diana Gravito. Uma assinatura de mestre com mão inovadora para comida de conforto, à qual imprime assinatura de autor e paixão por uma elegante cozinha afetiva, com aromas da terra e ligação emocional às tradições açorianas.

Em função deste novo e reconfortante conceito, cozinha-se um apetitoso e sofisticado menu de pendor caseiro, assumidamente sustentável e eticamente responsável, à base de produtos frescos, sazonais e locais, porque o que é açoriano é muito bom! É também muito trendy e instagramável, sem prejuízo para o palato, imperador nesta nova equação, que tem como parcela fixa o conforto de comida substantiva e caseira, onde cabem os verdadeiros sabores locais.

De entre eles, destaque para um prato de peso. Cerca de dois quilos, para usar de rigor. O Nosso Bife – nome apropriado, já que é um prato único na ilha e com um peso inédito – é uma das estrelas desta nova companhia de sabores. Trata-se de uma generosa peça de alcatra maturada confecionada na brasa, também ela pensada para a partilha entre comensais, capaz de derrubar por knock out a fome de quatro pessoas (ou talvez mesmo a mais de quatro). O prato inclui três entradas e quatro acompanhamentos à escolha. Uma refeição à escala viking.

Decoração quente, confortável, dominada por madeira, tons de azul e motivos que remetem para o balanço do mar que fica logo ali. Para nautas da estética, que gostam de mergulhar em ambientes cuidados ao detalhes e atmosferas cálidas, simples e funcionais, onde beleza e conforto se harmonizam sem rivalidades.

No The Shipyard Angra, com coração de navio e olhos no mar, corremos o risco de naufragar, seguramente que sim, mas apenas na tranquilidade de uma vida perto de perfeita, num lugar que transmite segurança, que fornece aconchego, charme, proteção e que nos alimenta a alma e o estômago com conforto, como faria qualquer familiar.

Não nos esquecemos das baleias. Estas, de resto são protagonistas do programa Observar Baleias, um dos que pode solicitar no The Shipyard Angra.

  • Vela
  • Mergulho
  • Golf
  • Caminhadas
  • Parapente
  • Canyoning e outros desportos aquático dependem apenas da vontade dos hóspedes.

Também temos praia. Conhecida por Prainha, a praia mais central de Angra do Heroísmo, cidade Património da Humanidade, fica a dois passos do The Shipyard Angra, e essa é uma comodidade acrescida. É a única praia de areia e fica numa pequena baía natural, paredes-meias com a marina da cidade. De águas calmas e seguras, a Prainha disponibiliza serviço de bar, sanitários, aluguer de chapéus de sol e espreguiçadeiras e é uma praia vigiada. Um lugar ainda ligado à História, à da cidade e à de Portugal. Lá se reparavam os navios que se aventuravam nos maravilhosos novos mundos que ajudámos a tornar mais próximos. Uma cidade que pela sua localização estratégica, acolhia estaleiros navais equipados para esse fim. Esse é precisamente, um legado que vive nas entranhas do edifício do The Shipyard Angra, que pelos tempos testemunhou essa vocação oficinal e marítima.

Beleza bruta e requinte contemporâneo numa cidade que é Património da Humanidade



NOTÍCIAS