Casa da Calçada

Localizada na cidade de Amarante, a Casa da Calçada é um dos edifícios históricos mais emblemáticos da região. Este majestoso solar, construído no século XVI, foi originalmente a residência de famílias nobres e desempenhou um papel importante na história local. Ao longo dos séculos, a Casa da Calçada passou por diversas remodelações, preservando, no entanto, o seu charme arquitetónico original, que combina elementos do estilo barroco com traços renascentistas.
Hoje, a Casa da Calçada é conhecida não apenas pela sua beleza histórica, mas também por ser um luxuoso hotel de charme, membro da prestigiada associação Relais & Châteaux. O edifício foi cuidadosamente restaurado para oferecer aos hóspedes uma experiência sofisticada, sem perder a autenticidade de sua herança. Com quartos elegantemente decorados, vistas deslumbrantes para o rio Tâmega e jardins exuberantes, a Casa da Calçada proporciona uma atmosfera de requinte e tranquilidade.
Outro destaque é o restaurante "Largo do Paço", localizado dentro da Casa da Calçada, que já foi agraciado com estrelas Michelin, celebrando a melhor gastronomia portuguesa com um toque contemporâneo.
Aberta ao público há mais de 20 anos, a unidade hoteleira encerrou em 2023 para obras de renovação. "Após a Covid-19 sentiu-se uma necessidade de fazer um refresh, já estava a necessitar de uma intervenção mais profunda, aliada à necessidade de construir um spa de raiz, algo que ainda não tínhamos", explica o responsável.
Depois de dois anos de obras, a Casa da Calçada reabriu ao público em soft opening no dia 15 de abril. O edifício, conhecido pelo seu legado arquitetónico e cultural, sofreu alterações estruturais e conta agora com um interior totalmente renovado.
O hotel renasce agora com um total de 35 quartos de diferentes tipologias — mais cinco do que anteriormente —, incluíndo uma Family Suite e um quarto Panoramic River View, com vista para o rio. Com uma enorme ligação ao vinho, a oferta gastronómica é, também, um dos destaques da Casa da Calçada.
Os hóspedes (e não só) têm à disposição quatro restaurantes, todos com propostas distintas. O restaurante do Paço, que antes do fecho para obras detinha uma estrela Michelin — perdeu-a por estar fechado mais de seis meses —, continua a oferecer experiências gastronómicas de fine dining criadas pelo chef Francisco Quintas, o mais jovem chef português a conquistar a ambicionada estrela.
Com uma playlist própria que acompanha a refeição, o espaço conta com duas ementas, de 13 a 15 momentos, e espera voltar a recuperar a estrela Michelin.
Já o chef italo-argentino Emiliano Savio está à frente do Canto Redondo, dedicado à "cozinha tradicional e de conforto". Outro dos espaços gastronómicos do hotel é o À Margem, que além de oferecer uma carta ligeira, com snacks, oferece uma das vistas mais incríveis sobre a parte histórica de Amarante. É aqui que os hóspedes começam o dia, com o pequeno-almoço.
Do outro lado da rua nasceu o Ciao Tílias, que apesar de não fazer parte do edifício, também pertence ao grupo e vem oferecer aos hóspedes o melhor da culinária italiana, assim como cocktails de autor.
A grande novidade — e a que inspirou a intervenção a fundo — é o espaço dedicado ao bem-estar. Chamado Tempo, o spa de dois pisos que abriga mais de 500 metros quadrados dedicado aos cuidados do corpo e da mente, numa atmosfera requintada e inspirada.
Além da carta de terapias, ali os hóspedes podem relaxar na piscina interior aquecida, na fonte de gelo, banho turco, sauna e três salas de tratamento, uma delas mais vocacionada para casais.
Há ainda outras áreas comuns que se mantêm as mesmas, como a sala de eventos, conhecida como sala Jardim, com cerca de 400 metros quadrados, onde em tempos recebeu casamentos. Dentro da estrutura do hotel há outras duas salas que também podem vir a ser cenário de eventos, já que têm capacidade para receber 80 pessoas.
No exterior, destaca-se a piscina exterior e todo o jardim que os hóspedes podem explorar. Os passeios e as experiências vínicas, que terminam sempre com uma prova de vinho, são outras das atividades que se pode fazer na Casa da Calçada.
A Casa da Calçada é, portanto, um verdadeiro símbolo da fusão entre história, cultura e hospitalidade de excelência, sendo um destino imperdível para quem deseja explorar o charme do interior de Portugal.